Defesa Civil atualiza alerta para chuvas e ventos intensos para o fim de semana
Acumulado pluviométrico sobe para 250 milímetros em algumas regiões; governador esteve no gabinete de crise nesta sexta (18).
A Defesa Civil do Estado de São Paulo atualizou a previsão para tempestades entre sexta-feira (18) e domingo (20), com previsão de aumento no volume de chuvas. O alerta é motivado pela passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas, acompanhadas de raios, rajadas de vento de mais de 60km/h e por possíveis quedas de granizo em pontos isolados.
O acumulado de chuvas no final de semana, que era de 200 milímetros, pode chegar a 250 milímetros em diversas regiões do estado. Outra alteração é o período do acumulado que era de 72 horas e passou para 24 horas.
"Essa atualização está relacionada principalmente à mudança em relação ao período dos acumulados de chuva. No alerta anterior que emitimos de sexta até domingo tinha acumulados para 72 horas. Ou seja, essa chuva persistia durante três dias. Agora, o que nós temos é um acumulado mais denso em 24 horas", explica o capitão Roberto Farina, diretor de comunicação da Defesa Civil.
O governador Tarcísio de Freitas acompanhou os trabalhos no início da tarde. As empresas de energia elétrica também participam do gabinete, com um representante de cada concessionária, permitindo uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle.
A previsão de temporais em todo o estado chega apenas uma semana depois das chuvas e ventos intensos que deixaram cerca de meio milhão de pessoas sem fornecimento de energia elétrica na Região Metropolitana de São Paulo.
Há previsão de pancadas de chuva forte e condições para temporais com raios e rajadas de vento em todas as regiões do estado, com destaque para a Serra da Mantiqueira. Confira a previsão para os acumulados:
- Serra da Mantiqueira: 250 mm
- Araçatuba, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, Sorocaba, Franca, Barretos, Ribeirão Preto: 200mm
- Região Metropolitana de São Paulo: 95 mm
- Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm
- Presidente Prudente: 90 mm
- Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm
- Litoral Norte: 150 mm
Comentários: