Correios começa a atender aposentados e pensionistas do INSS
O atendimento em mais de cinco mil agências é para verificar e contestar descontos associativos em benefícios.
Aposentados e pensionistas de todo o país passaram a contar, a partir desta sexta-feira (30), com a opção de atendimento presencial para tratar de descontos associativos não autorizados no seu benefício. Em mais de cinco mil agências dos Correios, o serviço foi pensado especialmente para quem tem dificuldade com canais digitais como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.
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De acordo com a instituição, mais de 40 mil pessoas já foram atendidas pelos Correios em todo o Brasil até o início da tarde desta sexta-feira. O início do atendimento presencial nas agências dos Correios mobilizou autoridades do Governo Federal, que acompanharam de perto o funcionamento do serviço em diferentes estados.
Quem deve procurar esse atendimento?
O atendimento presencial é para pessoas com dificuldade em usar celular, computador ou internet. Mas os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se já foi feita consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.
Onde encontrar uma agência dos Correios: nos sites do INSS, dos Correios ou pela Central 135.
O que os beneficiários poderão fazer na agência dos Correios?
- Consultar se houve algum desconto no seu benefício;
- Contestar descontos não autorizados;
- Confirmar se algum desconto foi autorizado;
- Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);
- Analisar documentos enviados por associações;
- Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
O atendimento é gratuito, com prioridade e segurança, feito por equipes treinadas. Há prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
O segurado deve apresentar apenas um documento oficial de identificação. Caso não possa comparecer, pode nomear um representante legal com procuração autenticada (válida apenas para consulta). O atendimento será feito numa plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios, garantindo a proteção das informações.
Precisa correr para ser atendido?
Não precisa ter pressa. O atendimento vai continuar disponível, sem prazo final para pedir a devolução de valores. Você será atendido com tranquilidade, sem necessidade de ir logo nesses primeiros dias.
CUIDADO COM GOLPES
Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas: pelo aplicativo Meu INSS; site do INSS; Central 135; e, agora, presencialmente, nas agências dos Correios.
O atendimento presencial é para pessoas com dificuldade em usar celular, computador ou internet. Mas os canais preferenciais para o atendimento continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se já foi feita consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios.
Onde encontrar uma agência dos Correios: nos sites do INSS, dos Correios ou pela Central 135.
O que os beneficiários poderão fazer na agência dos Correios?
- Consultar se houve algum desconto no seu benefício;
- Contestar descontos não autorizados;
- Confirmar se algum desconto foi autorizado;
- Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis);
- Analisar documentos enviados por associações;
- Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
O atendimento é gratuito, com prioridade e segurança, feito por equipes treinadas. Há prioridade garantida aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
O segurado deve apresentar apenas um documento oficial de identificação. Caso não possa comparecer, pode nomear um representante legal com procuração autenticada (válida apenas para consulta). O atendimento será feito numa plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios, garantindo a proteção das informações.
Precisa correr para ser atendido?
Não precisa ter pressa. O atendimento vai continuar disponível, sem prazo final para pedir a devolução de valores. Você será atendido com tranquilidade, sem necessidade de ir logo nesses primeiros dias.
CUIDADO COM GOLPES
Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas: pelo aplicativo Meu INSS; site do INSS; Central 135; e, agora, presencialmente, nas agências dos Correios.
Em caso de dúvida, os beneficiários podem procurar os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.
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