[[date:%A, %d %B %Y]]

Cerca de 144 mil alunos do Vale dão início ao ano letivo no dia 15

Geraleducação estadual

Cerca de 144 mil alunos do Vale dão início ao ano letivo no dia 15

De acordo com a Seduc-SP, matriz curricular e apoio de IA para corrigir redações são novidades para o período escolar de 2024.  

Seduc-SP preparou dicas e orientações voltadas a estudantes e familiares. Foto- Mauro de Oliveira/Seduc-SP

O ano letivo para 144 mil alunos da rede estadual do Vale do Paraíba começa na próxima quinta-feira (15) nas 317 escolas de Ensino Fundamental e Médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Para ajudar no retorno à rotina de estudos e atividades, a Coordenadoria Pedagógica da Educação, a Coped, preparou uma série de dicas e orientações voltadas a estudantes e familiares.

A primeira delas é estar atento ao relógio. Para que ninguém cochile nos primeiros dias de aula, principalmente os estudantes que estudam no período da manhã, a sugestão é 'treinar' já no fim de semana e primeiros dias da semana para que o corpo se acostume com o horário de aulas. A dica é programar o despertador para o horário do dia 15 de fevereiro já nos dias anteriores.

Outra ideia é criar um 'cantinho de estudos' em casa. O espaço servirá para leitura e escrita, e também aproxima a família do cotidiano escolar dos filhos. Além da importância da participação nas reuniões escolares, os pais e responsáveis podem acompanhar o desempenho escolar dos alunos por meio da Secretaria Escolar Digital, no portal www.sed.educacao.sp.gov.br. O usuário e senha podem ser solicitados diretamente na secretaria das 5.000 escolas estaduais.

NOVIDADES
Entre as novidades para 2024, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio serão recepcionados com uma nova matriz curricular, mais alinhado às expectativas e demandas da rede.

Para os alunos mais novos, na última etapa do Ensino Fundamental, a novidade será a implantação das aulas de educação financeira, aumento do número de aulas de tecnologia e inovação e criação da disciplina orientação de estudos.

No Ensino Médio, o tempo dedicado ao aprendizado de língua portuguesa será ampliado em 60%, enquanto o de matemática terá um aumento de 70%. Além disso, nesta fase do ensino, os alunos terão a volta de mais aulas de física, geografia e história.

O ensino-aprendizagem de língua portuguesa chega em 2024 com mais um aliado, o uso de inteligência artificial para apoiar professores na correção das produções textuais na plataforma Redação Paulista.

A Seduc-SP implementou, no fim de 2023, uma assistente de correção virtual para auxiliar professores na revisão dos textos da plataforma Redação Paulista. Ao longo do segundo semestre, a revisão era feita manualmente pelos professores, mas agora, a assistente virtual surge como uma ferramenta para agilizar e facilitar o processo.

A assistente de correção virtual entra em cena assim que os alunos submetem seus textos na plataforma. O professor mantém o papel fundamental na validação desses critérios, sendo responsável pela nota final da redação.

ESCOLA PARA TODOS
Quem estiver fora da rede ou veio de outro estado durante as férias ainda pode se matricular nas escolas estaduais de SP. A regra vale também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para se matricular na rede estadual para este ano, o responsável legal ou maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo, apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 01 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection