[[date:%A, %d %B %Y]]

Campanha em São Paulo incentiva jovens a tirarem o título de eleitor

GeralCidadania

Campanha em São Paulo incentiva jovens a tirarem o título de eleitor

Ação 'Tire o Seu Título de Eleitor' conta com mobilização de escolas estaduais em todo território paulista.  

Procura por jovens de 16 anos, idade em que o voto já é permitido, mas ainda não obrigatório, é uma das mais baixas já registradas. Foto- Arquivo/Agência Brasil

O ano de 2022 será marcado por mais uma eleição em todo território nacional, porém a procura por jovens de 16 anos, idade em que o voto já é permitido, mas ainda não obrigatório, para tirarem o título de eleitor é uma das mais baixas já registradas. Pensando em reverter essa situação, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo lançou nesta terça-feira (26) a campanha 'Tire o Seu Título de Eleitor' para os estudantes da rede estadual.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Galizia, presente no evento, relatou que 'o Tribunal Regional Eleitoral aderiu prontamente a esta iniciativa'. "De fato, houve uma procura um pouco menor dos jovens pelo alistamento eleitoral por vários fatores, a diminuição da população, o período pós pandemia que os jovens não interagiram pessoalmente. Mas ainda temos tempo de atingir uma meta de adesão entre os jovens até 4 de maio".

Desde o ano passado, como forma de prevenir o contágio pelo coronavírus, é possível fazer a emissão do título de eleitor de forma online, por meio do sistema TítuloNet com dados pessoais, como: nome completo, e-mail, local de nascimento e filiação.

Depois de preencher todos os campos é necessário enviar uma selfie segurando documento de identidade e fotos (frente e verso) do RG e comprovante de endereço. Processadas as informações é só fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no para utilizar a versão digital do seu título de eleitor.

Assim, a campanha visa transformar as escolas em um espaço em que os estudantes possam contar com a infraestrutura já existente para solicitarem o documento.As ações são divididas em:

1.Dia Estadual de Mobilização Documental, em 02 de maio: Momento em que os estudantes serão informados das documentações necessárias para a tiragem do título de eleitor.

2.Dia Estadual de D de Tiragem de Título, em 03 de maio: Momento para a tiragem de título de eleitor, onde é destinado um tempo de aula e os laboratórios de informática para essa mobilização.

A ação conta com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER-SP), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (SIEEESP), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES-SP). 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection