[[date:%A, %d %B %Y]]

As melhores crônicas de um cidadão rebelde

Geralliteratura

As melhores crônicas de um cidadão rebelde

Da literatura à corrupção em hidrelétricas, autor publica seleção de escritos que já foram mídia.  

Fatos ligados à história compõem a obra de Salatiel Pedrosa Soares Correia. Foto- Divulgação

O soco dado por Mário Vargas Llosa a Gabriel García Márquez, dois dos mais importantes escritores da América Latina; a corrupção de empreiteiros nos investimentos hidroelétricos; o corporativismo da classe médica. Fatos ligados à história, política, economia e à própria literatura compõem 'Crônicas de um rebelde', lançamento do autor Salatiel Pedrosa Soares Correia.

Crítico e experiente, o engenheiro elétrico que atuou por três décadas na antiga estatal de energia de Goiás apresenta, na obra, uma seleção de 60 crônicas publicadas na imprensa nos últimos 30 anos. Diferente dos outros sete livros lançados, de conteúdo técnico, neste o autor visa impactar "pessoas que enxergam na luz da crítica uma arma do verdadeiro cidadão".

Com caricaturas de José Carlos Guimarães, a obra anuncia a visão do autor em títulos provocativos como 'Compram-se teses de mestrado e doutorado', 'Enel e o Capitalismo de motel' e 'Um mar de lama'. Este apresenta uma análise da vida e governo de Getúlio Vargas, enquanto o segundo denuncia as consequências da privatização da empresa pública de energia, em prejuízo à população.

O tema da corrupção no setor elétrico volta às páginas da obra, em uma análise do engenheiro civil e professor da Universidade Federal de Goiás, Irapuan Costa Júnior, sobre os ensaios publicados por Salatiel.

Irapuan também acumula larga experiência na área pública, como prefeito, governador do Estado e senador da República. Já a literatura ganha importantes referências nas obras de Eric Hobsbawm e seu retrato do século XX em A Era dos Extremos; e Juan Rulfo e a relação com seu discípulo mais genial, Gabriel García Márquez.

Motivado pela necessidade de se tornar um sujeito da história, como ensinou o sociólogo francês Alain Touraine, Salatiel Correia apresenta em Crônicas de um rebelde uma visão lúcida e fundamentada de temas e personalidades que foram e continuam relevantes. Ao se distanciar da racionalidade técnica, na busca de uma formação mais humanística, o autor deixa, essencialmente, percepções que fazem o leitor aprender, e questionar.

SERVIÇO
Onde comprar: Amazon/Magalu. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection