[[date:%A, %d %B %Y]]

Varejista renova patrocínio com atleta paralímpico Thulio Santos

Esportestalento da terra

Varejista renova patrocínio com atleta paralímpico Thulio Santos

Com o patrocínio da Havan, em 2022, Thutto participou de cinco competições, sendo que medalhou em quatro delas.  

Thulio Santos, o 'Thutto', como é mais conhecido, nasceu com distrofia muscular severa, uma doença raríssima. Foto- Divulgação/Havan

A conhecida empresa varejista Havan anunciou a renovação do patrocínio com o atleta paralímpico, Thulio Santos, de 33 anos, na categoria bocha. Ele nasceu em Jacareí e, atualmente, faz parte dos atletas de Alto Rendimento de São José dos Campos vinculados à APPD (Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência).

'Thutto', como é mais conhecido, nasceu com distrofia muscular severa, uma doença raríssima. Ele conta que conheceu a modalidade por meio de um convite do atleta e campeão paralímpico Antônio Leme (também de Jacareí) e seu irmão Fernando Leme, em 2015. A bocha paralímpica é voltada a esportistas com grau severo de comprometimento físico-motor, por paralisia cerebral elevada ou lesões medulares.

CARREIRA
Em 2016, Thulio Santos viu uma grande oportunidade de se tornar um atleta de bocha. Desde então, compete na categoria bc3, destinada a atletas que possuem deficiências mais severas. Desta forma, para o lançamento das bolas, é utilizado uma 'rampa' ou 'calha' e para o manuseio dos equipamentos é necessário o apoio de um staff, também chamado de 'calheiro'.

Com o patrocínio da Havan, em 2022, Thutto participou de cinco competições, sendo que medalhou em quatro delas. "Essa parceria tem sido de fundamental importância para mim em diversos aspectos, pois além de me possibilitar treinar em alto nível, adquirir melhores equipamentos, custear as viagens para os jogos e contratar um auxiliar de alta competência, também traz grande visibilidade, pela empresa ter grande renome no cenário nacional", afirma.

Para o atleta, renovar o patrocínio com a varejista nesse novo ciclo da carreira incentiva ainda mais a mantê-lo com foco, visando o pódio do Campeonato Brasileiro e a conquistar uma vaga na Seleção Brasileira. 

"Para mim, é um orgulho ser patrocinado e fazer parte da família Havan. Só tenho a agradecer por acreditarem no meu potencial. A maneira como fui recepcionado pelo Luciano e toda equipe me deu força e coragem de continuar a lutar pelos meus sonhos", destaca Thutto.

AGENDA
Neste ano, o primeiro compromisso do atleta já tem data marcada para 13 de maio, onde disputará o Campeonato Paulista. "Quero dar o meu melhor para começar o ano com a "roda direita" e seguir bem para o Regional Sudeste, em julho, conquistando a vaga para o Campeonato Brasileiro, em setembro", detalha.

O empresário Luciano Hang ressalta que patrocinar o Thutto é também uma maneira de incentivar outros atletas. "A história dele é inspiradora, ele nos ensina que não existem obstáculos que não possam ser superados com força, garra e determinação. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa evolução dele no esporte", finaliza.

SERVIÇO
Bocha paralímpica

A prática da bocha paralímpica consiste em lançar bolas coloridas o mais perto possível de uma bola branca. Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros. Os jogos são divididos em quatro sets com seis minutos cada para o lançamento das bolas. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 03 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection