Conjunto será reaberto no domingo (3), após ser revitalizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.
Um dos maiores espaços esportivos de Jacareí, o Poliesportivo Municipal 'Du Cambusano', que reúne o estádio de futebol e a pista de atletismo, será reaberto neste domingo (3), após ser revitalizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.
Para a reabertura está programada a semifinal do Jacarezão, tradicional torneio de futebol da cidade, com os jogos entre CECAP x Guerreiros, às 8h, e PSA x Real, às 10h.
O poliesportivo passou por melhorias em toda a estrutura, arquibancadas, banheiros e vestiários, instalações elétricas e hidráulicas, além de pintura geral. O campo de futebol recebeu poda no gramado e reparos no sistema de drenagem. O custo da revitalização é de R$ 120 mil.
Na opinião do secretário de Esportes e Recreação, Dorival Leal Moreira, a reabertura do estádio representa uma grande vitória para a cidade.
"Durante muitos anos, o estádio ficou parado e passou por período de permissão de uso, sendo que foi devolvido em 2011 para a Prefeitura. Iniciamos o processo de revitalização, mas veio a pandemia e acabou atrasando. Em 2022, conseguimos retomar os trabalhos. E agora estamos entregando o poliesportivo totalmente revitalizado, inclusive com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) liberado", relata.
Já a pista de atletismo, que funciona no entorno do campo de futebol, ainda deve receber mais melhorias, como a troca do revestimento para deixá-la mais plana e segura para os treinos das equipes da Escolinha de Atletismo e das que representam a cidade em competições oficiais.
CAMPEONATOS
O estádio de futebol será destinado somente para campeonatos oficiais. Segundo a Secretaria de Esportes e Recreação, a medida visa preservar o gramado, cuja manutenção exige cuidados constantes, assim como todo o Estádio, para que a população possa ter um local seguro e apropriado para competições de futebol e atletismo em nível municipal, regional e estadual.
O presidente da Associação de Clubes de Futebol Amador de Jacareí, Marcos Rogério Batista, ressalta a importância da reabertura do estádio. "É um equipamento esportivo necessário para utilização do futebol amador, em todas as categorias, que sofre uma carência de campos", afirma.
Batista destaca que o estádio também é importante para as competições intermunicipais e estaduais. "Sem o estádio os times ficam limitados para as competições fora do município, sendo que as constantes viagens também encarecem as despesas dos times".
Concebido pelo ex-prefeito Thelmo Cruz,
estádio ganhou arquibancadas em 2001
Concebido entre os anos de 1993 e 1996 - já com campo de futebol, pista de atletismo e uma pequena arquibancada -, durante a segunda gestão do ex-prefeito Thelmo de Almeida Cruz (já falecido), o Centro Poliesportivo foi reinaugurado em 2001. Na ocasião, sob gestão do Jacareí Atlético Clube (JAC), foi ampliado com a construção de novas arquibancadas. O nome é em homenagem a um jacareiense apaixonado por futebol: João Baptista Cambusano Filho, o Du Cambusano, que jogou e apitou inúmeros jogos do futebol amador local.
Desde pequeno, 'Du' gostava de jogar bola, e, ao longo dos anos, começou a treinar em campos de várzea e depois em jogos amadores, contribuindo para a fundação de vários times da cidade, entre eles o Clube Atlético Boa Vontade e o Liberdade Futebol Clube.
DIMENSÕES
O Poliesportivo Municipal está localizado no bairro Vila Branca, região leste de Jacareí. Possui uma área total de 28.320 m2, que abrange o campo de futebol, arquibancadas, banheiros, vestiários e a pista de atletismo. As medidas do campo de futebol são 77x110 metros. Já a pista de atletismo tem dimensões de 400 metros, sendo 07 raias de 1,25m. A capacidade de público é de 3.814 pessoas.