[[date:%A, %d %B %Y]]

Prefeitura reabre estádio municipal com semifinal do Torneio Jacarezão

Esportesrevitalizado

Prefeitura reabre estádio municipal com semifinal do Torneio Jacarezão

Conjunto será reaberto no domingo (3), após ser revitalizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.  

Vista geral do Poliesportivo Municipal Du Cambusano, no Villa Branca. Foto- Divulgação/PMJ

Um dos maiores espaços esportivos de Jacareí, o Poliesportivo Municipal 'Du Cambusano', que reúne o estádio de futebol e a pista de atletismo, será reaberto neste domingo (3), após ser revitalizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação.

Para a reabertura está programada a semifinal do Jacarezão, tradicional torneio de futebol da cidade, com os jogos entre CECAP x Guerreiros, às 8h, e PSA x Real, às 10h.

O poliesportivo passou por melhorias em toda a estrutura, arquibancadas, banheiros e vestiários, instalações elétricas e hidráulicas, além de pintura geral. O campo de futebol recebeu poda no gramado e reparos no sistema de drenagem. O custo da revitalização é de R$ 120 mil.

Na opinião do secretário de Esportes e Recreação, Dorival Leal Moreira, a reabertura do estádio representa uma grande vitória para a cidade. 

"Durante muitos anos, o estádio ficou parado e passou por período de permissão de uso, sendo que foi devolvido em 2011 para a Prefeitura. Iniciamos o processo de revitalização, mas veio a pandemia e acabou atrasando. Em 2022, conseguimos retomar os trabalhos. E agora estamos entregando o poliesportivo totalmente revitalizado, inclusive com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) liberado", relata.

Já a pista de atletismo, que funciona no entorno do campo de futebol, ainda deve receber mais melhorias, como a troca do revestimento para deixá-la mais plana e segura para os treinos das equipes da Escolinha de Atletismo e das que representam a cidade em competições oficiais.

CAMPEONATOS
O estádio de futebol será destinado somente para campeonatos oficiais. Segundo a Secretaria de Esportes e Recreação, a medida visa preservar o gramado, cuja manutenção exige cuidados constantes, assim como todo o Estádio, para que a população possa ter um local seguro e apropriado para competições de futebol e atletismo em nível municipal, regional e estadual.

O presidente da Associação de Clubes de Futebol Amador de Jacareí, Marcos Rogério Batista, ressalta a importância da reabertura do estádio. "É um equipamento esportivo necessário para utilização do futebol amador, em todas as categorias, que sofre uma carência de campos", afirma.

Batista destaca que o estádio também é importante para as competições intermunicipais e estaduais. "Sem o estádio os times ficam limitados para as competições fora do município, sendo que as constantes viagens também encarecem as despesas dos times".

Concebido pelo ex-prefeito Thelmo Cruz,
estádio ganhou arquibancadas em 2001

Concebido entre os anos de 1993 e 1996 - já com campo de futebol, pista de atletismo e uma pequena arquibancada -, durante a segunda gestão do ex-prefeito Thelmo de Almeida Cruz (já falecido), o Centro Poliesportivo foi reinaugurado em 2001. Na ocasião, sob gestão do Jacareí Atlético Clube (JAC), foi ampliado com a construção de novas arquibancadas. O nome é em homenagem a um jacareiense apaixonado por futebol: João Baptista Cambusano Filho, o Du Cambusano, que jogou e apitou inúmeros jogos do futebol amador local.

Desde pequeno, 'Du' gostava de jogar bola, e, ao longo dos anos, começou a treinar em campos de várzea e depois em jogos amadores, contribuindo para a fundação de vários times da cidade, entre eles o Clube Atlético Boa Vontade e o Liberdade Futebol Clube.

DIMENSÕES
O Poliesportivo Municipal está localizado no bairro Vila Branca, região leste de Jacareí. Possui uma área total de 28.320 m2, que abrange o campo de futebol, arquibancadas, banheiros, vestiários e a pista de atletismo. As medidas do campo de futebol são 77x110 metros. Já a pista de atletismo tem dimensões de 400 metros, sendo 07 raias de 1,25m. A capacidade de público é de 3.814 pessoas. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection