[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí terá importante torneio internacional de rugby em 2024

Esportesliga das américas

Jacareí terá importante torneio internacional de rugby em 2024

Poliesportivo Municipal receberá a grande liga da modalidade do continente, com o time brasileiro do Cobras Brasil Rugby.  

O Super Rugby Américas é uma liga de franquias que conta com equipes também de Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Estados Unidos. Foto- Gaspafotos/SLAR/Arquivo

O melhor do rugby internacional das Américas está chegando a Jacareí em 2024. É o Super Rugby Américas, a liga profissional masculina de Rugby XV do continente, que conta com o Cobras Brasil Rugby, representante brasileiro na competição e equipe gerida pela Confederação Brasileira.

Em 2024, o Cobras terá como casa para todos os seus jogos o estádio do Poliesportivo Municipal Du Cambuzano, no bairro Villa Branca (região leste), com capacidade para 3.814 pessoas.

Criado em 2020, o Super Rugby Américas é uma liga de franquias que conta com equipes também de Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Estados Unidos. Cada equipe conta com atletas de seu país e com atletas estrangeiros, dando sabor internacional à competição. O Brasil é representado pelo Cobras Brasil Rugby, que conta com a base dos atletas da Seleção Brasileira da modalidade.

CALENDÁRIO
Em 2024, os Cobras terão 6 partidas em Jacareí válidas pela primeira fase da competição. Os três primeiros jogos da temporada serão em casa, com o time brasileiro recebendo no dia 17 de fevereiro o atual campeão Peñarol, do Uruguai; no dia 24 do mesmo mês o Dogos, da Argentina, e no dia 2 de março o Selknam, do Chile.

O quarto jogo em casa será no dia 6 de abril contra o Pampas, da Argentina, ao passo que os dois últimos jogos como mandante serão nos dias 4 e 11 de maio contra, respectivamente, Yacare, do Paraguai, e Raptors, dos Estados Unidos.

Com sete times se enfrentando em turno e returno, cada time fará 12 partidas e os 4 primeiros colocados irão às semifinais, com o 'mata-mata' inteiro sendo jogado em junho em locais a serem definidos.

"Iniciamos neste ano o novo ciclo de trabalho de olho na classificação do Brasil à Copa do Mundo de Rugby de 2027. O Cobras é peça central no trabalho porque garante que nossos atletas garantam valiosa experiência internacional em um ambiente de rugby profissional", comentou Josh Reeves, neozelandês treinador dos Cobras e ex-atleta do Jacareí Rugby.

"Já joguei em Jacareí e é uma cidade onde o rugby está se enraizando, com um trabalho muito forte entre os jovens da cidade. Sabemos que teremos apoio das pessoas e é muito importante termos uma casa que nos apoiará com muita paixão pelo esporte", completou.

Com o apoio oficial da Prefeitura Municipal, os eventos dos Cobras terão sinergia com a cidade. "Sediar esta competição internacional tão relevante é uma honra para o município, que vem se destacando nacionalmente com o Jacareí Rugby. Dessa maneira fomentamos ainda mais a modalidade, em parceria com a Confederação Brasileira e a equipe de Jacareí", comenta Celso Florêncio, secretário de Governo e Planejamento de Jacareí.

Dorival Leal Moreira, secretário municipal de Esportes e Recreação, salienta o crescimento do rugby em Jacareí. "A ascensão da modalidade aconteceu de maneira muito rápida. Logo começamos a ganhar notoriedade no âmbito nacional. Não podemos esquecer, também, que o Jacareí Rugby cumpre uma função social, envolvendo crianças e adolescentes em suas categorias de base".

Rugby chegou a Jacareí em 2003

O rugby é um dos mais populares esportes do planeta e completou 200 anos de existência neste ano. A modalidade mais difundida do rugby no mundo é o Rugby XV, jogado por equipes de 15 jogadores de cada lado.

O esporte chegou ao Brasil em 1891 e é praticado em Jacareí desde 2003, quando foi fundado o Jacareí Rugby. Desde então, a cidade se tornou um dos grandes polos do esporte no país, com o Jacareí Rugby tendo sido campeão brasileiro de rugby XV em 2017 e tetracampeão brasileiro de rugby sevens (o rugby olímpico) masculino em 2018, 2019, 2020 e 2022. 

Atualmente, o Jacareí Rugby é um dos clubes que mais contam com jovens em suas categorias de base, sendo reconhecido em todo país pelo trabalho desenvolvido com títulos e prêmios. O clube também faz parte dos projetos Vem Pro Rugby e Nina, que fomentam o esporte entre os jovens da cidade, além de ser parceiro do SESI Jacareí.

SERVIÇO
SUPER RUGBY AMÉRICAS
Jogos dos Cobras em Jacareí

- 17/02 - Cobras x Peñarol (Uruguai)
- 24/02 - Cobras x Dogos (Argentina)
- 02/03 - Cobras x Selknam (Chile)
- 06/04 - Cobras x Pampas (Argentina)
- 04/05 - Cobras x Yacare (Paraguai)
- 11/05 - Cobras x Raptors (Estados Unidos). 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection