[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí Rugby estreia no Brasileiro em Londrina-PR

Esportesnova temporada

Jacareí Rugby estreia no Brasileiro em Londrina-PR

Depois de ser vice-campeã no ano passado, a equipe recomeça os trabalhos em busca do segundo título do torneio, na temporada 2023.  

Essa será a quinta temporada do Jacareí Rugby na Primeira Divisão, sendo quatro delas de forma seguida. Foto- Ícaro Leal/JR

No sábado (25), o Jacareí Rugby faz sua estreia no Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby XV organizado pela Confederação Brasileira, contra o Pé Vermelho, às 15h, em Londrina-PR. Depois de ser vice-campeão em 2022, a equipe recomeça os trabalhos em busca do segundo título do torneio. A única vez em que o Jacareí Rugby foi campeão nesta modalidade foi em 2017.

Esse será o primeiro duelo oficial entre os dois times em toda a história. O Pé Vermelho será a 27ª equipe que o Jacareí Rugby enfrenta desde 2013, quando iniciou a categoria adulto masculino. Até hoje, a variedade de adversários dos 'jacarés' conta com 16 equipes de São Paulo e 10 de outros estados.

Contra equipes paranaenses, o Jacareí jogou apenas quatro vezes e todas elas contra o Curitiba Rugby. Nos últimos dois encontros foram duas vitórias do Jacareí, sendo uma delas nas quartas de final de 2022, em Curitiba-PR.

Uma das novidades da equipe para a temporada é a troca de comando técnico. Júlio Faria deixou a categoria para ficar à frente do adulto feminino e deu seu lugar para Matheus Cruz. (ler abaixo).

REGULAMENTO
Em 2023, o Super 12, torneio da CBRu, será disputado por 12 equipes, que estão divididas na primeira fase em três grupos com quatro times cada um. O Jacareí Rugby está no Grupo B junto de Curitiba (Curitiba-PR), Pé Vermelho (Londrina-PR) e São José (São José dos Campos-SP). Todas as equipes jogam entre si, em turno e returno, e os dois primeiros colocados avançam à segunda fase.

Os outros dois grupos são: A – Charrua (Porto Alegre-RS), Desterro (Florianópolis-SC), Farrapos (Bento Gonçalves-RS) e Joaca (Florianópolis-RS) e C – Pasteur (São Paulo-SP), Poli Rugby (São Paulo-SP), SPAC (São Paulo-SP) e Tornados (Indaiatuba-SP).

Na segunda fase, os seis clubes classificados – dois primeiros de cada chave -, formam um hexagonal final disputado em turno único. As duas melhores equipes vão disputar a grande final no dia 21 de outubro. Na outra ponta da tabela da primeira fase, os seis clubes eliminados, jogarão um hexagonal de acesso contra seis equipes da 2ª divisão.

Jacareí Rugby viverá sua quinta
temporada no Brasileiro de XV

Essa será a quinta temporada do Jacareí Rugby na Primeira Divisão, sendo quatro delas de forma seguida. A estreia na principal divisão desse esporte no país aconteceu em 2015. Porém, naquela ocasião, o clube acabou rebaixado para a Taça Tupi.

O retorno aconteceu em 2017, ano em que o clube se superou e conquistou seu primeiro título brasileiro de XV. Em 2018 e 2019, o clube foi eliminado pelo Farrapos/RS, respectivamente, na semifinal e nas quartas de final. Depois de 2 anos sem torneios em razão da pandemia, o Jacareí Rugby voltou a disputar uma final em 2022, mas acabou com o vice-campeonato contra a Poli.

NOVO COMANDO
Uma das novidades da equipe para a temporada é a troca de comando técnico. Júlio Faria deixou a categoria para ficar à frente do adulto feminino e deu seu lugar para Matheus Cruz. O jovem treinador ainda é jogador do time adulto do Jacareí Rugby, mas tem experiências como treinador pelas categorias de base, pelo adulto feminino, e também na Seleção Brasileira. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 03 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection