Estádio Municipal receberá jogos do Jacareí FC pelo Paulista da série A-4
O Estádio Municipal Du Cambusano integrará o calendário de jogos oficiais da Federação Paulista de Futebol (FPF) nas próximas quatro temporadas (2026-2029). Conforme o Diário de Jacareí antecipou , em julho do ano passado, a Prefeitura publicou o decreto de Permissão de Uso do estádio ao Jacareí Futebol Clube, antigo Clube Atlético Joseense, que disputa a série A-4 do Campeonato Paulista.
Com o documento, o clube deverá manter o estádio em boas condições de higiene e limpeza, assumindo todas as despesas para a realização dos jogos, sem custos aos cofres públicos municipais de Jacareí.
O Estádio Du Cambusano é um dos principais equipamentos esportivos da cidade e, de acordo com a Prefeitura Municipal, seguirá sendo palco de competições oficiais.
"A autorização de uso reflete o compromisso da administração com o fortalecimento do esporte e o incentivo ao futebol profissional na região. Além da promoção do esporte para o desenvolvimento social, o lazer e a visibilidade regional. Há, ainda, o estímulo à economia local em dias de jogos oficiais", diz em nota.
Ainda de acordo com a administração atual, "a volta de Jacareí ao calendário oficial da Federação Paulista de Futebol e à disputa da Série A-4 representa uma conquista importante para a cidade"
JACAREÍ FUTEBOL CLUBE
Com os núcleos azul e branco, que estão presentes no brasão do município – embora os núcleos oficiais do Município sejam o vermelho, preto e branco – a Prefeitura Municipal defende ainda que o clube leve o nome de Jacareí a todo Estado, com uma nova identidade e construindo uma nova história.
Nesse ano, a equipe disputará a quarta divisão do Campeonato Paulista, ao lado de outras 15 equipes. A estreia será fora de casa, contra o Penapolense, no dia 31 de janeiro, às 19h30. Já a estreia em casa está prevista para o dia 7 de fevereiro.
Decreto publicado em julho permite o uso
do estádio pelo período de 2026 a 2029
O Decreto de Permissão de Uso do Estádio Municipal Du Cambusano, assinado pelo prefeito Celso Florêncio (PL), foi publicado no Boletim Oficial do Município no dia 16 de julho do ano passado. De acordo com o documento, a 'permissão de uso' é concedida a título precário e gratuito, pelo período de 2026 a 2029, nos meses de janeiro a abril de cada ano, e foi feita através de termo a ser lavrado na Procuradoria do Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente Municipal, mediante condições determinadas pela administração atual.
“Se o interesse público ocorrer a revogação da outorga da permissão de uso, a permissionária não terá direito a indenização e nem a posse gerará quaisquer direitos subjetivos em relação ao imóvel outorgado”, reforça o documento.
Até então, a vinha local foi utilizada para jogos eventualmente do futebol amador de Jacareí, jogos beneficentes e, periodicamente, para eventos internacionais de rugby, que não deverão sofrer maiores prejuízos com adequação das agendas de eventos dessas modalidades.
JAC
Já o JAC - Jacareí Atlético Clube – que até 2014 atuava profissionalmente parou de jogar nesse mesmo ano, após disputar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, na temporada a Série B2. O clube não participa de competições oficiais desde então devido a problemas de estrutura no Estádio Municipal e questões financeiras.
O estádio foi interditado em 2014 e, embora tenha sido parcialmente reformado e reinaugurado anos depois, o clube não conseguiu retomar suas atividades oficiais.
OUTRO LADO
Na ocasião da publicação do decreto, o Diário de Jacareí procurou a Prefeitura Municipal para comentar o assunto. Em nota, a administração atual informou que a prioridade continuará sendo o futebol amador, e todas as demandas de atendimento aos municípios. Destaca ainda que “o CAJ (hoje Jacareí Futebol Clube) investirá na adequação do estádio, conforme exigências da FPF – Federação Paulista de Futebol”, finalizou.
Comentários: