[[date:%A, %d %B %Y]]

E vem mais chuva por aí

E vem mais chuva por aí

O boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil prevê chuvas fortes generalizadas

Em Jacareí, este mês, até o dia 13, já tinha chovido 140 milímetros, quase a média do mês todo que é de 150 milímetros nesta época. Apesar disto, a Defesa Civil de Jacareí tranquiliza a população quanto à possibilidade de problemas com enchentes e desabamentos que hoje assolam as cidades brasileiras. Haja vista o que ocorreu na capital, na segunda-feira (10). O monitoramento é feito em trabalho integrado 24 horas por dia, com a Guarda Civil Municipal, incluindo orientação dos moradores das áreas de risco.

Até o momento, estamos bem quanto ao perigo que possa vir de cima, do meio ou de baixo. De cima, já estão em funcionamento precário os piscinões do Turi para minimizar os efeitos de um eventual aguaceiro; no meio, o nosso velho Rio Paraíba está com água abaixo dos níveis de 'atenção', e, por baixo, as galerias de águas pluviais, recentemente submetidas a um volumoso trabalho de revitalização, parecem estar dando conta do recado.

Quanto ao Paraíba, a equipe comandada por José Donizete Toledo, diretor da Defesa Civil, mantém contatos diretos e constantes com a Light, responsável pela Represa de Santa Branca, e com a Cesp cuidadora da represa do Jaguari. Permanentemente, a equipe participa de cursos e treinamentos do setor.

Mas, não é hora de cruzar os braços. O boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil prevê chuvas fortes generalizadas, com possíveis rajadas de vento e queda de granizo. Deverá continuar nos próximos dias o processo de encharcamento do solo. Quanto a Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, elas permanecem em alerta o tempo todo com vistas principalmente onde possa haver inundações.

Resta à população fazer a parte que lhe cabe: não jogar dejetos nos bueiros, tampouco no Paraíba. Afinal é ela quem paga a coleta de lixo e bebe a água do mesmo rio.

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection