[[date:%A, %d %B %Y]]

O topo da pirâmide

O topo da pirâmide

A tragédia, nada explorada pela imprensa, fez com que a página supostamente de fofocas 'Choquei', fosse massacrada. 

No primeiro dia deste 2024 o youtuber Daniel Penin, cujo canal tem mais de 2 milhões de inscritos, postou documentário produzido por ele. Até o momento em que este texto foi enviado à publicação, teve mais de 4,5 milhões de visualizações. 'Choquei: Lacrando Vidas' aborda o caso macabro de divulgação de notícia falsa que, após ser disseminada por inúmeras contas de várias redes sociais, levou a estudante Jéssica Canedo, 22 anos, a cometer suicídio em 18/12/2023.

A tragédia, nada explorada pela imprensa (o filme explica o motivo – vocês não se surpreenderão), fez com que a página supostamente de fofocas 'Choquei', com 7 milhões de seguidores no Twitter e uma das que publicaram a história, fosse massacrada, com razão, por grupos conservadores, principalmente por seu alto poder de viralizar informações. A 'fake news' afirmava que Jéssica e Whindersson Nunes, um dos maiores youtubers do país, tinham tido conversas íntimas. A jovem implorou que interrompessem a exposição. Em vão. Raphael Souza, dono da 'Choquei', inclusive, debochou dela.

Penin mostrou no filme o topo da pirâmide: quem está por trás das páginas e coordena postagens de modo sincronizado para 'cancelar' ou 'descancelar' qualquer um. Ele chega à empresa Mynd8, responsável por dezenas de contas e administrada pelos sócios Preta Gil (a cantora), Fátima Pissarra e Carlos Scappini. Há ligações entre estes sites: todos são de esquerda e, óbvio, apoiaram o atual presidente do Brasil durante a campanha de 2022 com postagens 'voluntárias', segundo eles.

Dias depois de o documentário ser exibido e ter enorme repercussão (repito: menos na chamada 'grande mídia'), como numa fileira de dominós, muitos perfis foram deletados pelos proprietários e contratados, dentre eles o da própria Fátima. Recomendo o artigo da jornalista Paula Schmitt no 'Poder360' ('O Caso Choquei e o Cartel de Influências', publicado dia 4/1/2O24). Duração: 39 minutos. Cotação: ótimo.

P. S.: No dia 10 de janeiro, a coluna completou 2O anos no Diário de Jacareí. Agradeço a todos pela leitura. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection