[[date:%A, %d %B %Y]]

Vereador recorre ao MP contra mau cheiro no aterro e usina de biodigestão

CidadeMeio Ambiente

Vereador recorre ao MP contra mau cheiro no aterro e usina de biodigestão

O documento anexou um abaixo-assinado da comunidade com cerca de mil assinaturas de moradores dos bairros do entorno, na região leste de Jacareí

O vereador Luís Flávio (à direita) acompanha abaixo-assinado de moradores do bairro Cidade Salvador e entorno (Crédito: Divulgação)

O vereador Luís Flávio Dias (PT) protocolou uma representação na 7ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Jacareí solicitando instauração de inquérito civil para apurar o agravamento do mau cheiro do Aterro Sanitário, operado pela Concessionária Ambiental, e a lentidão na instalação de uma usina de biodigestão, previsto em contrato com a Prefeitura Municipal.

O documento anexou um abaixo-assinado da comunidade com cerca de mil assinaturas de moradores dos bairros Cidade Salvador, Jardim Santa Marina, Parque dos Príncipes, Jardim Real e entorno (todos na região leste), reivindicando providências. Munícipes reclamam que o mau cheiro se intensificou nos últimos seis meses e alterou a qualidade de vida da população.

"A empresa concessionária tem que resolver o problema do mau cheiro no Aterro e colocar em funcionamento com urgência a Usina de Biodigestão porque ela vai ajudar na eliminação do forte odor que prejudica os moradores. Estamos cobrando uma solução definitiva desse problema de saúde pública e ambiental que afeta a região leste", disse o vereador.

USINA DE BIODIGESTÃO
O contrato assinado com a Prefeitura de Jacareí, em 2013, prevê que a Concessionária Ambiental instale e coloque em operação uma Usina de Biodigestão para ajudar na eliminação e emissão de odor, reduzir o impacto ambiental no manuseio do lixo e aumentar o tempo de vida útil do Aterro Sanitário.

Prefeitura diz que ampliação do
aterro 'acabou com mau cheiro'

Procurada pela reportagem do Diário de Jacareí para comentar o assunto, a Prefeitura Municipal esclareceu que sobre o mau cheiro houve um atraso na ampliação do aterro, que deveria ter ficado pronto em janeiro. De acordo com a atual administração, a empresa Ambiental alegou que por causa das chuvas não foi possível concluir a obra. "Em decorrência disso, houve um acúmulo de lixo na parte alta do aterro, o que ocasionou o mau cheiro na região. Entretanto, com a conclusão da obra de ampliação do aterro no final de abril, o problema foi sanado", garante.

Ainda de acordo com a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana tem mantido contato com os moradores e uma fiscalização permanente no aterro, "e atualmente não foi constatada nenhuma irregularidade na operação", finalizou.

USINA
Sobre a conclusão da instalação da Usina de Biodigestão, a Prefeitura Municipal informa que a Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana emitiu uma notificação à empresa Ambiental em 04 de março de 2021 solicitando o cronograma para conclusão das obras e instalações da usina e substituição da frota de veículos e máquinas utilizadas na manutenção do aterro e na limpeza urbana do município.

De acordo com a atual administração, a empresa apresentou o cronograma de substituição/renovação total da frota até janeiro de 2022, o que vem sendo cumprido. A pasta aguarda o cronograma de início da operação da Usina de Biodigestão, "uma vez que grande parte dos equipamentos já está instalada no Eco Parque", finaliza. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection