[[date:%A, %d %B %Y]]

Sala Mário Lago recebe show em homenagem a Rita Lee

Cidade'cantautoras'

Sala Mário Lago recebe show em homenagem a Rita Lee

O evento traz uma linha do tempo com o legado da artista, passando por suas fases marcantes. 

Nesta sexta-feira (11), às 19h, o coletivo 'Cantautoras do Vale' fará uma homenagem à precursora do rock nacional, Rita Lee. O show 'Saudações, Rita Lee Jones' será realizado na Sala Mário Lago, com entrada gratuita e livre para todos os públicos.

O evento, apoiado pela Fundação Cultural de Jacarehy, traz uma linha do tempo com o legado da artista, passando por suas fases marcantes com Os Mutantes, Tutti Frutti e sua parceira de amor e música com Roberto de Carvalho.

O coletivo tem como objetivo divulgar músicas que foram concebidas por mulheres e incentivar a produção musical feminina.

Segundo a diretora artística e também cantautora, Maysa Ohashi, essa é uma oportunidade de agradecer e reverenciar uma artista que abriu caminhos para outras mulheres da música. "Rita foi a frente do seu tempo, escancarou tabus de forma inteligente e poética, foi a primeira compositora brasileira a falar sobre o prazer feminino", afirma.

HISTÓRIA
De acordo com a produtora cultural e executiva Cinthia Jardim, que também é uma das cantautoras, o coletivo surgiu da necessidade das mulheres se posicionarem no meio musical. "A ideia é despertar na população do Vale do Paraíba a importância do coletivo feminino entre artistas da região, evidenciando, dessa forma, o lugar da mulher dentro do cenário musical atualmente", conta.
O coletivo tem como objetivo divulgar músicas que foram concebidas por mulheres e incentivar a produção musical feminina. Foto- Ilustração

ORIGEM
A origem de Cantautora vem da junção das palavras cantora e autora, muito usada na língua portuguesa europeia, mas muito pouco difundida no Brasil, que costuma utilizar o termo cantora-compositora.

Cantautoras são artistas musicais que compõem e cantam o próprio material, fornecendo o acompanhamento musical de suas composições. O termo geralmente indica artistas populares e é comum que as letras das canções tratem de temas sociais, políticos ou cotidianos.

COLETIVO
O coletivo é formado pelas cantoras Maysa Ohashi, Cinthia Jardim, Julie Ramos e Lígia Kamada, que serão acompanhadas pela banda formada por Fernando Pontes na direção musical e teclado, Lucas Andrade na guitarra, Marcelo Mariano no contrabaixo e Binho Pinto na bateria.

Além do show desta sexta-feira (11), as Cantautoras irão oferecer a oficina 'Vivência Cantautoras' no próximo dia 23, gratuita, para mulheres artistas no CEJU, em Jacareí.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection