[[date:%A, %d %B %Y]]

Pedro dormiu em Jacareí antes de proclamar a Independência

CidadeHistória

Pedro dormiu em Jacareí antes de proclamar a Independência

Academia de Letras abre série de atividades que inserem a cidade nos eventos comemorativos aos 200 anos da Independência.

O acadêmico Benedicto Sérgio Lencioni (à esquerda), Thomé Temístocles Madeira e membros da AJL durante palestra. Foto- Divulgação/AJL

Em 22 de agosto de 1822, fez uma escala em Jacareí o então Príncipe Regente Dom Pedro a caminho de São Paulo. A comitiva real vinha de Taubaté montada em mulas. Fazia-se necessário um tempo de descanso com pernoite para suportar as condições precárias do restante dos caminhos da época, condições estas que incluíam a travessia do Rio Paraíba do Sul de barco. Ainda não existia qualquer tipo de ponte.

A casa na qual o príncipe passou a noite, na Praça Anchieta, antigo Largo da Matriz (região central), foi demolida. Existe hoje no local um estacionamento. A igreja da Imaculada Conceição possui no seu interior um único registro que sutilmente relembra o fato: um brasão do Império representado na parte superior da entrada para o altar-mor.

FESTIVIDADES
No último sábado (6) uma reunião da Academia Jacarehyense de Letras (AJL) abriu solenemente a série de atividades literárias que inserem a cidade nos eventos nacionais comemorativos aos 200 anos da Independência do Brasil, no 7 de setembro próximo: o acadêmico Benedicto Sérgio Lencioni (BSL) realizou palestra de abertura, com a narrativa da citada passagem de Dom Pedro por Jacareí. O confrade, Thomé Temístocles Madeira, deu sequência ao falar sobre a mudança da família real para o Brasil com todo o aparato do Estado Português e, incluída neste, a primeira biblioteca nacional.

No próximo sábado (13) Thomé concluirá sua apresentação. Também falarão os acadêmicos Esther Rosado (20/08), Walcerly Oliveira (27/08) e José Luiz Bednarski no primeiro sábado de setembro (3).

Segundo Salette Granato, presidente da AJL, encontros semelhantes vão acontecer todos os sábados na nova sede da entidade, cuja inauguração solene está marcada para o dia 7, logo depois do desfile oficial. Participaram da 'largada' histórica de sábado (6), 13 acadêmicos: Benedicto Sérgio Lencioni, Benedito Veloso, Carlos Lemes, Cecília Abreu, Celso Vasques, Dinamara Osses, Marisa Mirás, Pedro Paiva, Salette Granato, Salvador Cabrera, Thomé Madeira, Walcerly Oliveira e Wener Capelli.

Dependendo das condições, os acadêmicos irão a São Paulo em excursão para visitar o Museu do Ipiranga totalmente restaurado e que será reinaugurado também no dia 7 de setembro. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection