[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí tem três medalhistas na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

CidadeTalentos da terra

Jacareí tem três medalhistas na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Outros 49 mereceram menções honrosas, entre matriculados em escolas públicas e particulares.

O estudante de Jacareí, Pedro Artur, 14 anos, venceu pela segunda vez a OBMEP. Foto- Arquivo pessoal

Três estudantes de Jacareí venceram a 16ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas). Dois deles são alunos de escolas públicas da cidade. Outros 49 mereceram menções honrosas, entre matriculados em escolas públicas e particulares. O resultado da competição foi divulgado no último dia 18 de janeiro.

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio realizaram as provas em duas fases em 2021 e agora, além das medalhas e certificados, serão contemplados com a participação no PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) ao longo de 2022.

O programa promove aulas de aprofundamento em Matemática e concede material didático gratuito aos participantes. Os alunos das escolas públicas receberão, ainda, bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

PANDEMIA
Em 2020 e 2021, o PIC foi realizado inteiramente online, em razão da pandemia de Covid-19. Para esta edição, está prevista a realização das aulas de forma híbrida, de acordo com informações da coordenação da OBMEP. Os encontros presenciais e online serão dirigidos por professores qualificados em instituições de ensino superior e de pesquisa.

Um dos medalhistas da 16ª OBMEP, Pedro Artur Estato, 14 anos, que acaba de concluir o 9º ano na E. E. Prof. Antônio Martins da Silva, participará pela terceira vez do PIC e será homenageado pela escola. Os outros dois medalhistas são Wilson Vicente Mazini dos Santos (E. E. Profa. Amância Dias Sampaio) e Matheus Henrique Garcia de S. Costa (Colégio Sepp).

"O conteúdo do PIC me ajudou a pensar de um modo diferente, até mesmo para realizar a segunda fase da OBMEP. Uma das questões, por exemplo, cheguei a estudar durante o programa", afirma Pedro Artur.

Andréa Neves, Professora Coordenadora da E. E. Prof. Antônio Martins da Silva, considera que as medalhas significam muito, porque representam um "reconhecimento de todos os esforços que fazemos para termos uma qualidade de ensino, e o comprometimento dos alunos e familiares neste processo de aprendizagem são fundamentais para que eles avancem e atinjam as suas metas".
Nicolas Lemes Siqueira Fagundes, do 7º ano da E. E. Antônio Martins, recebeu menção honrosa na 16ª OBMEP e afirma: "foi uma boa experiência para mim; vou levar isto para vida, sempre tentando melhorar".

Andréa Neves explica que, devido à pandemia, houve uma adesão mais baixa a esta edição da OBMEP. "As escolas estavam trabalhando com uma quantidade reduzida de alunos, seguindo todos os protocolos exigidos pelos órgãos de saúde. Muitos alunos não apresentaram a nota mínima de classificação pelo fato de não terem estado no presencial em 2020", finaliza.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA
DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS 2022
Alunos e escolas dos medalhistas de Jacareí

Medalhistas (bronze)
-
Pedro Artur Alves de Melo Estato
E. E. Prof. Antônio Martins da Silva

- Matheus Henrique Garcia de S. Costa
Colégio Sepp

- Wilson Vicente Mazini dos Santos
E. E. Profa. Amância Dias Sampaio

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection