Jacareí recebe nova EMEIF Maria Augusta Ribeiro Daher
O imóvel, que abrigou uma escola particular no passado, foi desapropriado para dar espaço a mais esta unidade.
A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Educação, inaugura neste sábado (29), às 9h, a EMEIF Maria Augusta Ribeiro Daher, localizada na Rua Santa Rosa, 168, Centro. O imóvel, que abrigou uma escola particular no passado, foi desapropriado para dar espaço a mais esta unidade escolar, que atenderá os 500 alunos da EMEF Santa Rosa, que atualmente funciona em um prédio alugado.
O decreto foi assinado em 2021, declarando o prédio como utilidade pública. A escola conta com dependências anexas e terreno, em uma área total de 4.964 metros quadrados. O local passou por uma reforma geral. Para o segundo semestre, serão 20 salas de aula em funcionamento somente no período da tarde.
No próximo ano, serão 16 salas físicas, com os dois períodos (manhã e tarde), possibilitando 32 turmas. A EMEIF possui sala de leitura, quadra, brinquedoteca, refeitório, cozinha, e houve reforma de salas já existentes, entre outras melhorias administrativas. O investimento foi de R$ 8,5 milhões na desapropriação, mais R$ 2 milhões na reforma.
MEMÓRIA
Maria Augusta Ribeiro do Prado nasceu em Paraibuna no dia 3 de abril de 1923. Seus pais eram João Batista Ribeiro do Prado e Ana Isabel da Conceição Ribeiro do Prado, que tiveram, além de Maria Augusta, outros sete filhos: Malvina, Maria do Carmo, Maria das Dores, Benedito, Jandira (Didi), Danilo e Dulce.
Aos 19 anos, Maria Augusta casou-se com Alfredo Daher e teve quatro filhos: Mario Ney, Paulo Afonso, José Ivens e Isa Maria. Em dezembro de 1949, o casal mudou-se para Jacareí, fixando residência na Rua Dr. Lúcio Malta, onde nasceu seu quinto filho, Regis Guaracy.
Apesar de sua escolaridade se resumir ao antigo Curso Primário, ajudou a edificar uma família de educadores.
Assim, Maria Augusta Ribeiro Daher desempenhou um papel fundamental, incentivando seus filhos e inspirando-os a seguir sua vocação para a educação, com atuação marcante e predominante em Jacareí.
Maria Augusta faleceu em fevereiro de 1971, com 47 anos.
Fonte: Prefeitura de Jacareí.
Comentários: