[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí realiza nebulização para combate ao mosquito da dengue

CidadeVigilância à Saúde

Jacareí realiza nebulização para combate ao mosquito da dengue

De acordo com a Prefeitura Municipal, a ação está ocorrendo nas regiões com maior incidência de casos da doença em Jacareí.  

O produto utilizado na nebulização não causa nenhum risco à saúde de humanos e animais. Foto- Divulgação/PMJ

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde, está realizando uma ação de nebulização no interior e nos arredores das residências de pessoas que contraíram ou estão com suspeita de dengue na cidade. O produto utilizado na nebulização elimina os mosquitos que transmitem o vírus da dengue, sem causar nenhum risco à saúde de humanos e animais.

"Nossas equipes utilizam uniforme, colete e apresentam o crachá da Prefeitura de Jacareí. Em caso de dúvidas, o munícipe pode entrar em contato com a Vigilância, por telefone, para confirmar se nossas equipes estão realmente trabalhando em seu bairro", explica o diretor da Vigilância à Saúde de Jacareí, Fábio Prianti. O telefone da Diretoria de Vigilância à Saúde é o (12) 3955-9623.

DENSIDADE LARVÁRIA
O resultado da última ADL (Análise de Densidade Larvária) do município, realizada em janeiro, apresentou um IB (Índice Breteau) de 1,1. O índice apresenta aumento em relação à última análise, realizada no mês de novembro, que foi de 0,7. Os bairros com os maiores índices são os da região central de Jacareí.

De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,0 o resultado é satisfatório; de 1,1 a 3,9 é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,0 é considerado alto risco.

Em 2022, Saúde já recebeu mais de
160 notificações de possíveis casos

Em 2022, até este momento, a Diretoria de Vigilância à Saúde recebeu 164 notificações de possíveis casos da doença em Jacareí. Destes, 26 estão em investigação e um caso de Chikungunya, importado de outro município, foi confirmado. O acompanhamento das estatísticas pode ser feito no site da Prefeitura, pelo Portal da Dengue, que é atualizado semanalmente.

Em todo o ano de 2021, foram registrados 123 casos de dengue em Jacareí, dos quais 113 autóctones (moradores que foram contaminados na cidade) e dez importados (moradores que foram contaminados fora da cidade). Nenhum caso de Zika ou Chikungunya foi registrado no município. Não houve óbitos em decorrência da doença.

SERVIÇO
Como prevenir a dengue
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada em locais que podem se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection