[[date:%A, %d %B %Y]]

Eventos destacam a adoção de crianças e adolescentes

Cidadeadoção

Eventos destacam a adoção de crianças e adolescentes

Pessoas engajadas no assunto se reúnem anualmente em Jacareí para discutir ideias e projetos.  

Trabalhos apresentados no Ciclo de Palestras sobre Adoção, que ocorre anualmente em Jacareí

No Brasil, cerca de 3.800 crianças e adolescentes se encontram nos abrigos a procura de um lar. Embora este seja um tema importante, infelizmente não há tanta visibilidade. No entanto, algumas pessoas engajadas no assunto se reúnem para discutir ideias e projetos em prol dessa causa. A partir daí nasceram os GAAs – Grupos de Apoio à Adoção, que hoje já somam aproximadamente 200 em nosso país, sendo cerca de 70 só no estado de São Paulo.

Além das reuniões, esses grupos realizam encontros e eventos abertos para casais que estão na fila à espera de um filho ou que já adotaram e estão com dificuldades no processo de adaptação. Dentre os eventos, o Ciclo de Palestras sobre Adoção, que ocorre anualmente em Jacareí.

A ação é idealizada por Sandra Cristina, do Grupo de apoio a adoção AlegriAA e ALEGRAA, em São José dos Campos e Jacareí, e tem como objetivo esclarecer as dúvidas que muitos ainda tem sobre a adoção.

"Conseguimos reunir sete ícones do universo adotivo para ministrarem palestras e desmistificarem esse tema, ainda tão polêmico", comenta a coordenadora.

Dentre as palestras que foram ministradas, está a da psicóloga e escritora Maria Angélica Amarante dos Anjos, que veio de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, para falar sobre a temática LGBTQIA+ dentro do universo da adoção.

Sobre a participação no evento, Angélica diz que foi uma grande experiência. "Ouvi histórias maravilhosas que deixaram saudades e uma grande vontade de estar junto no próximo ano", comenta.

Com relação a importância desses eventos, Maria Angélica diz que é essencial para a convivência e aprendizado de todos, além de novas descobertas. 

"Para quem está se preparando para se tornar pai ou mãe pelas vias da adoção, esses eventos são uma ótima oportunidade para ampliar os seus conhecimentos sobre o tema. E, também, para conhecer famílias que já se formaram e ultrapassaram os desafios e hoje desfrutam da alegria de ter construído a sua família. Para os filhos, é uma ocasião para ver outras crianças vindas através da adoção e que todas estão felizes com esta nova etapa de suas vidas", finaliza. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection