[[date:%A, %d %B %Y]]

CT da Suzano em Jacareí desenvolve projeto inovador de clones de eucalipto

CidadeTecnologia & Inovação

CT da Suzano em Jacareí desenvolve projeto inovador de clones de eucalipto

Centro de Tecnologia comemorou seu 8º aniversário com o Projeto Berçário para a geração de mudas geneticamente melhoradas

O laboratório, também referência em pesquisas sobre genética e manejo florestal, iniciou neste ano o Projeto Berçário (Crédito: Divulgação)

O Centro de Tecnologia da empresa Suzano, em Jacareí, deu mais um importante passo no setor de pesquisas e produção de mudas melhoradas para atender às unidades operacionais da companhia.

O laboratório, também referência em pesquisas sobre genética e manejo florestal, iniciou neste ano o Projeto Berçário, que tem como objetivo implantar um viveiro de mudas de alta qualidade no município. Este berçário reunirá todos os novos clones que serão recomendados pelo Programa de Melhoramento Genético (PMG) e com isso garantir, antecipadamente, a entrega de mudas certificadas e livre de pragas e doenças de cada clone recomendado para os viveiros operacionais.

De acordo com Leandro de Siqueira, gerente executivo de Genética e Melhoramento Florestal, além dessa antecipação da entrega de mudas para os viveiros operacionais da empresa – presente em todas as unidades de negócio florestal –, o projeto também garantirá a certificação de 'fonte segura' do material, documento que atesta a sua identidade clonal bem como a sanidade da muda.

As primeiras mudas selecionadas já estão internalizadas no viveiro. Além da produção das mudas, principal foco do projeto, o Laboratório também se prepara para emitir, em parceria com a área de Manejo Florestal, protocolos de produção clonal, parecido com um manual de instruções contendo informações sobre as boas práticas para a propagação de cada um dos clones. Ao todo, serão disponibilizadas às áreas operacionais em torno de duas a três mil mudas por clone já com o material informativo.

LABORATÓRIO
Inaugurado em 2012, o Centro de Tecnologia da Suzano contou com um investimento inicial de R$ 8 milhões. O evento de inauguração em Jacareí reuniu autoridades solenes, como Carlos 16 Gustavo, rei da Suécia, que visitou a unidade como patrono da Real Academia Sueca de Ciências da Engenharia.

Atualmente, o Centro reúne 15 profissionais, altamente qualificados para atuarem nos laboratórios de marcadores moleculares, micropropagação e viveiro. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection