Por Redação em Domingo, 08 Outubro 2023
Categoria: Cidade

CAPS Álcool e Drogas de Jacareí promove oficinas terapêuticas

Além do acolhimento, pacientes realizam atividades como pintura, culinária, horta e plantas medicinais, entre outras.  

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Jacareí oferece atendimento para pessoas que sofrem com transtornos decorrentes do consumo abusivo de álcool e outras drogas. Muito além do acolhimento, o equipamento também proporciona diversas atividades terapêuticas e preventivas, com objetivo de promover autonomia aos pacientes.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde, com olhar humanizado, integral e continuado, que visa atender às necessidades dos pacientes, de acordo com a política da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Todo o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

OFICINAS TERAPÊUTICAS
Além do atendimento de portas abertas, as consultas médicas e demais tratamentos necessários aos pacientes, são disponibilizadas as oficinas terapêuticas, com diversas atividades diferentes, como pintura, música, culinária, horta e plantas medicinais, entre outros.

"As oficinas são para os usuários que fazem acompanhamento por meio de um PTS (Projeto Terapêutico Singular), realizado a partir de um acolhimento inicial, onde é avaliada a necessidade de cuidados do indivíduo, e, a partir daí, além das oficinas, também são ofertados grupos terapêuticos do álcool, de múltiplas drogas, tabagismo e de família", explica Elaine Alberigi, supervisora do CAPS AD de Jacareí.

MÃOS NA TERRA
Para o jacareiense Vicente Natalino, de 54 anos, poder participar das atividades com a horta, que são realizadas no Viveiro Municipal, foi fundamental para seu tratamento. "Faz oito anos que consegui parar de beber e fumar, graças ao pessoal do CAPS AD. Hoje sou outra pessoa. Talvez sozinho, sem apoio, eu não teria conseguido, pois eu estava em uma situação bem crítica. Hoje tenho minha vida, consigo me cuidar e fazer todas as minhas coisas normalmente", disse.

A técnica de enfermagem, Patrícia dos Santos, responsável por orientar e acompanhar os pacientes durante os trabalhos com a horta, explica que são atividades extremamente relaxantes e podem trazer diversos benefícios à saúde mental. 

"O projeto já existe há alguns anos e tem ótimos resultados. É importante para que eles consigam canalizar as energias em algo que lhes dê prazer. Ajuda muito no tratamento, já está, inclusive, cientificamente comprovado", explica.

SERVIÇO
CAPS AD de Jacareí
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas fica localizado na Avenida Major Acácio Ferreira, 620, no bairro Jardim Leonídia (Centro). Qualquer munícipe pode procurar o acolhimento no local. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (12) 3952-9551. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário