Sábado, 23 Novembro 2024

Cai o número de candidatos a deputado por Jacareí em 2022

Cidadeeleições 2022

Cai o número de candidatos a deputado por Jacareí em 2022

São oito candidatos a deputado estadual e quatro a deputado federal, com domicílio eleitoral no município.

Fotos- DivulgaCand/TSE

Jacareí 'fechou a conta' no que diz respeito ao número de concorrentes nas eleições gerais marcadas para o próximo domingo (2), com um total de 12 candidaturas, cinco a menos que em 2018. São 8 candidatos a deputado estadual e 4 concorrendo a deputado federal, tendo como base o domicílio eleitoral na cidade.

A candidatura da Professora Suzete Unidas na Luta (PSOL) que, equivocadamente, não foi citada na edição impressa deste fim de semana do Diário de Jacareí, está oficialmente confirmada. Suzete foi candidata a prefeita de Jacareí nas eleições municipais de 2020 e 2012, concorre este ano em um coletivo com mais quatro mulheres a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Esses dados levam em conta informações levantadas pelo Diário de Jacareí junto aos dois cartórios eleitorais do município, e os apontamentos feitos no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através da plataforma DivulgaCand, página oficial de divulgação de candidaturas e contas eleitorais.

O prazo final para julgamento dos pedidos de registro por parte dos tribunais regionais eleitorais terminou no dia 12 de setembro. A Justiça Eleitoral indeferiu o pedido de registro de dois candidatos a deputado estadual por Jacareí, entre eles do ex-vereador Fernando da Ótica Original (PP), que não obteve êxito na eleição para prefeito em 2020. O outro é o candidato Salva-vidas Sampaio (PMN).

Ambas as candidaturas aparecem nas urnas, mas com o status de 'indeferido com recurso' por não cumprirem requisitos exigidos para o deferimento do registro. "No entanto, há recurso interposto contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior", informa a Justiça Eleitoral em seu site oficial de divulgação de candidaturas.

'Sub judice' pode fazer campanha,
ter nome nas urnas e receber votos

Todos os candidatos que estiverem, até a cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas, com o requerimento de registro de candidatura 'indeferido com recurso' ou 'deferido com recurso' terão seus nomes inseridos nos equipamentos e concorrerão 'sub judice'. Esses candidatos poderão realizar todos os atos de campanha eleitoral, inclusive participar do horário eleitoral gratuito e obter votos no dia da Eleição.

Quando um candidato concorre ao cargo eletivo "sub judice" significa que seu registro de candidatura aguarda uma decisão final no recurso. Como não é possível saber se a sentença será ou não favorável ao recorrente, a lei permite que ele participe efetivamente do processo eleitoral, para evitar prejuízos irreparáveis, tanto ao candidato como para a sociedade.

Os votos obtidos pelos candidatos 'sub judice' são registrados, porém, ficam 'congelados', sendo apenas contabilizados, ou seja, validados, após o trânsito em julgado da decisão que deferir sua candidatura, ou seja, quando não couber mais recursos.

DEPUTADO ESTADUAL
Entre os oito pretendentes ao cargo de deputado estadual por Jacareí, dois deles ocupam ou ocuparam cargo público na cidade: o atual vereador e ex-vice-prefeito, Edgard Sasaki (PSDB) e o ex-vereador Fernando da Ótica (PP).

O candidato Salva-vidas Sampaio (PMN) concorre pela sexta vez, sendo que em cinco eleições anteriores, nas quais não conseguiu se eleger (sempre com 'nomes de guerra' diferentes), nos municípios de Caraguatatuba em 2020 e 2016 (vereador), São Paulo em 2018 e 2014 (deputado federal) e, em Jacareí, em 2012, quando durante a campanha renunciou a candidatura de vereador.

Os candidatos Gabriel Belém (PSB), Jú Guimarães (NOVO) e Moraes ACM Coletivo ODS (Rede) concorrem pela primeira vez.
O candidato Will Mendes (Mandato Verde Coletivo/PV) foi candidato a prefeito pelo partido em 2020 e a vereador em 2012, mas não obteve êxito nas duas eleições.

A Professora Suzete Unidas na Luta (PSOL), conforme informado no início desta reportagem, concorrerá também a uma cadeira para deputada estadual.

DEPUTADO FEDERAL
Entre os quatro pretendentes à uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, há apenas um estreante, o candidato Renato Paiva (PSD).

Os demais, todas mulheres, já concorreram, ao menos, em uma eleição: Jerusa Silva (Rede), candidata por oito vezes, sendo cinco a vereadora; Policial Cristiane (PL), candidata a vereadora em 2020 e Marli Gomes (NOVO), candidato à uma vaga na Câmara Municipal em 2016. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection