Estudantes foram eleitos pelos próprios colegas para o exercício do mandato de vereador na 15ª edição do projeto.
A Câmara Municipal realizou na noite de segunda-feira (26) sessão solene para posse de estudantes das escolas da rede pública e particular de Jacareí, eleitos para o exercício do mandato de vereador na 15ª edição do projeto Câmara Jovem.
Foram empossados vereadores os seguintes alunos: Adoniram Carey de Oliveira, da Escola Estadual (E.E) Prof. João Cruz; César Augusto Luggeri da Silva, da E.E Prof. Maria de Lourdes Vilela; Davi Zuanon Rodrigues da Silva, da E.E Prof. João Feliciano; Erik Yukio Miasake, do Colégio SEPP; Gabriel Willian Ferreira, da E.E Prof. Maria de Lourdes Vilela; Gabriella de Souza Cristo, do Instituto Educacional Marques Moraes; Isabella Ramos Gonçalves Cursino, da E.E Prof. João Cruz; Isabely Ferreira Corrêa, da E.E Dr. Francisco Gomes da Silva Prado; João Gabriel Rodrigues de Lima, também da E.E Dr. Francisco Gomes da Silva Prado; Maria Eduarda de Souza Siqueira, da E.E João Feliciano; Maycon Vitor Lima Romano, da E.E Dona Benedita Freire de Macedo; Sophie Correia Curty, da E.E Prof. Dorothóveo Gaspar Vianna e Victória Sumiko Hirata, da E.E Prof. Amância Dias Sampaio.
Durante o evento também foi realizada votação para eleição de Presidente, 1º e 2º secretários e vice-presidente, sendo eleitos Isabelly Corrêa para o cargo de presidente, João Gabriel Rodrigues da Lima e Maria Eduarda de Souza Siqueira, que ocuparão, respectivamente, os cargos de 1º e 2º secretários, e Isabella Ramos Gonçalves Cursino para o cargo de vice-presidente do Câmara Jovem.
Cada estudante acompanha a
agenda de vereador em Jacareí
Criado pelo Decreto Legislativo nº 203, de autoria da ex-vereadora Rose Gaspar, os vereadores foram escolhidos por voto direto dos alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares participantes do programa.
COMO FUNCIONA
Anualmente, a Câmara Municipal encaminha ofício a todas as escolas públicas e particulares de Jacareí, informando o prazo de inscrição e as condições para que as unidades de ensino interessadas façam a indicação de seus estudantes.
Conforme o decreto, cada escola participante elege o seu 'vereador jovem' através do voto direto dos alunos. A cada ano revezam-se alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, e, em função do número de vereadores existentes na Câmara de Jacareí, apenas 13 estudantes eleitos são inscritos por ano, um de cada estabelecimento de ensino.
O mandato dos vereadores jovens termina no mês de dezembro. Nesse período, cada um deles acompanha a agenda dos vereadores de Jacareí. Estão previstas ainda atividades que auxiliem na formação dos jovens, como noções gerais sobre a estrutura administrativa do município e o conhecimento das atividades do Legislativo, a função desempenhada pelo parlamentar e o papel de um representante da população no poder municipal.
Também são programadas visitas monitoradas à Prefeitura, ao Fórum, aos órgãos de comunicação e às indústrias da cidade. No final da Legislatura, os Vereadores Jovens apresentarão seus Projetos de Lei, Decretos, Moções, Requerimentos ou Indicações.
Além da possibilidade de criar, sugerir e aprovar projetos, a Câmara Jovem é uma ferramenta que propicia ampliar e solidificar a participação política de crianças e jovens alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio da rede pública e particular de Jacareí. A iniciativa permite aos alunos vivenciar o cotidiano de um ambiente Legislativo, assim como a participação em temas e debates que envolvem o interesse da população da terceira maior cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.