Sexta, 22 Novembro 2024

Alunos da rede pública de Jacareí são capacitados em educação financeira

CidadeEducação municipal

Alunos da rede pública de Jacareí são capacitados em educação financeira

Edfintech Tindin participa do Conect@ndo Jacareí, no qual alunos de 9 a 10 anos terão acesso a conteúdo por meio de e-books, vídeos e atividades digitais

O projeto irá propiciar aos alunos de 9 e 10 anos aprendizado de Educação Financeira (Crédito: Divulgação)

A Tindin, uma edfintech cuja missão é usar a educação financeira infantil para transformar o mundo, e a Secretaria Municipal de Educação de Jacareí, iniciaram em maio uma formação para professores do Ensino Fundamental. Trata-se de um projeto de Educação Financeira em que os alunos terão acesso à plataforma educacional gamificada para participar de atividades que simulam ações corriqueiras que terão na vida adulta.

Em evento organizado pela XPEED no final de 2020, durante a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, a Tindin foi a vencedora do prêmio de R$25 mil oferecido pela XP Investimentos. Na ocasião, o fundador e CEO Eduardo Schroeder comemorou e adiantou o destino do prêmio, e a sua utilização no projeto em Jacareí.

ENSINO REMOTO
Desde 2019 a Secretaria de Educação de Jacareí vem desenvolvendo atividades de Educação Financeira com o apoio de Andressa Costa, hoje diretora pedagógica da Tindin. Agora um projeto ainda maior começa a sair do papel, promovendo um maior engajamento no ensino remoto.

"Este é um projeto pioneiro tanto para a Tindin como para a nossa cidade. Gamificação é uma metodologia extremamente atrativa no contexto da aprendizagem, principalmente escolar. Vamos ampliar o repertório dos alunos proporcionando acesso à Educação Financeira, através de estratégias cotidianas da vida e explorando o uso consciente do valor monetário", explica Maria Thereza Ferreira Cyrino, secretária municipal de Educação.

O projeto irá propiciar aos alunos de 9 e 10 anos aprendizado de Educação Financeira a partir de quatro pilares: dinheiro, consumo, empreendedorismo e investimento. Durante o ano, cada aluno terá no jogo seu 'avatar' que será trabalhado no desenvolvimento financeiro e pessoal de cada um.

Em um cenário de uma 'ilha', as crianças terão diversas possibilidades de interação: irão no parque de diversões, no mercadinho para consumir, poderão alugar ou comprar uma casa para morar, construir comércios, entre outros. São, de maneira geral, simulações do cotidiano que ajudarão a praticar o planejamento e controle de gastos na vida adulta.

O acesso a conteúdos é feito por meio de e-books e vídeos com histórias criadas na plataforma desenvolvida pela Tindin. Todos os materiais contam com aplicações práticas dos conceitos de Educação Financeira, além do empoderamento da leitura como uma ferramenta para o aprendizado.

Professores são beneficiados com
ajuda de ferramentas tecnológicas

Para os professores, as vantagens também são muitas. Além da otimização do ensino, as ferramentas tecnológicas ajudarão a aprimorar as aulas e torná-las mais atrativas para as crianças. "O programa 'Conect@ndo Jacareí' promove a formação dos professores e esta parceria com a Tindin permitirá que eles trabalhem novas metodologias com os alunos, a partir da plataforma gamificada", reforça Maria Thereza Ferreira Cyrino, secretária de Educação de Jacareí.

A expectativa da Tindin é, em breve, expandir o projeto para escolas do Brasil inteiro. Uma das formas de multiplicar esta oportunidade seria contar com o apoio de parceiros. "Ter o patrocínio de empresas privadas é um dos caminhos que enxergamos para alcançar um número cada vez maior de crianças e adolescentes que buscam por oportunidades para desenvolver suas capacidades e conquistar, na vida adulta, um lugar de destaque no mercado de trabalho", acredita Eduardo Schroeder, CEO da Tindin.

SERVIÇO
Sobre a Tindin

Fundada em 2018, a Tindin é uma Edfintech (intersecção entre educação, finanças e tecnologia) brasileira que nasceu com o propósito de usar o poder da educação financeira infantil para transformar o mundo. Sua proposta inovadora uniu educação e serviços financeiros em uma plataforma educacional gamificada, que auxilia pais e professores no processo de desenvolvimento das capacidades infanto-juvenis de planejamento, negociação, poupança, investimento, consumo consciente e empreendedorismo. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection