[[date:%A, %d %B %Y]]

Da ‘cantadinha’ ao incêndio no mato

EditorialSegurança pública

Da ‘cantadinha’ ao incêndio no mato

Ação da Guarda Civil está mais frequente na área urbana em 'batidas' ostensivas em próprios municipais

 'Aqui não temos vizinhos, temos familiares; a gente nem precisa manter as portas da casa trancadas o tempo todo' disse esta semana um morador de São Silvestre, em entrevista a escritores que levantam a história do distrito, situado na região oeste de Jacareí. Modos de dizer à parte, essa tranquilidade é confirmada pela maioria da população. Prova disto é o posto policial dali ter sido fechado há algum tempo sem maiores problemas.

Nem sempre foi assim. Um documentário de 1984, feito pelo Governo do Estado e postado no YouTube, mostra o oposto. A falta de segurança 'por causa dos vagabundos' era a preocupação geral naquele recanto isolado do mapa de Jacareí. A mudança exemplar registrada agora se deve principalmente à união fraterna das famílias. Só uma antiga moradora possui 56 afilhados de batismo. A maioria dos cidadãos se conhece pelo nome.

Essas observações vêm a respeito da constatação do esforço por um trabalho conjunto no combate à bandidagem por parte da secretária de Segurança e Defesa do Cidadão. Além da onipresença nas ruas da Guarda Civil Municipal, a secretária Eliane Nikoluk preocupa-se em conseguir ampliar a quantidade de postos fixos da GCM para pontos distantes. Completam, a breve implantação do COI e mais voz aos conselhos civis. Moradores de locais como Parque Meia-Lua, Bandeira Branca, Primeiro de Maio e outros vão sentir-se mais seguros.

Ação da Guarda Civil está mais frequente na área urbana em 'batidas' ostensivas em próprios municipais. Por ter comandado a PM regional há pouco, Nikoluk pode dar-se a um trabalho mais entrosado com aquela corporação à qual cabe o policiamento ostensivo nas ruas. Se houver a participação cidadã, 'fecha'. Insegurança vai da 'gracinha' dita a mulheres ao feminicídio; desde chutar um animal de rua a enterrar um cão vivo; da ponta de cigarro acesa atirada pela janela do carro ao incêndio criminoso no mato. Lembremo-nos disso.

É a nossa opinião.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection