[[date:%A, %d %B %Y]]

Vigilância à Saúde inicia ações para controle de pernilongos em Jacareí

CidadeSaúde pública

Vigilância à Saúde inicia ações para controle de pernilongos em Jacareí

Os trabalhos foram iniciados após levantamento das regiões com maior infestação do inseto, que têm gerado reclamações de munícipes

Durante a operação são realizadas diversas ações com a aplicação de larvicida (Crédito: Divulgação/PMJ)

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância à Saúde, realizou diagnóstico dos principais locais e iniciou uma operação de controle de pernilongos em Jacareí. Os trabalhos foram iniciados após levantamento das regiões com maior infestação do inseto, que têm gerado reclamações de munícipes.

De acordo com Ricardo Buchaul, diretor de Vigilância à Saúde, foram priorizadas as áreas que já permitem as ações de combate, como o bairro Jardim Siesta (região oeste), por exemplo, que é cortado por um córrego, e onde, segundo o diretor, 'foi zerada a presença de larvas'.

"As ações, muitas vezes, dependem de aplicação de larvicida nos corpos d'água. Por essa razão as áreas precisam estar livres de vegetação espontânea que cresce naturalmente. A Secretaria de Infraestrutura é responsável por essa limpeza", acrescentou.

Ainda segundo Buchaul, durante a operação são realizadas diversas ações, como a aplicação de larvicida líquido em corpos d'água, aplicação de larvicida em pastilha em pequenas retenções de água, pulverização de inseticida em bueiros e nas galerias de águas pluviais, e pulverização inseticida em arbustos e vegetação próximos a corpos d'água onde os mosquitos se abrigam.

ITINERÁRIO
O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde de Jacareí explica que os serviços são programados em função da viabilidade de acesso, das condições locais e das ações que serão necessárias. Após o levantamento das solicitações e reclamações dos munícipes é realizada a vistoria das áreas para identificação dos focos e a avaliação das ações que devem ser adotadas em cada local. Depois são apontadas para a Secretaria de Infraestrutura as áreas que precisam de manutenção para a limpeza.

A Vigilância à Saúde continuará com a operação nas próximas semanas. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection