Saúde encontra apenas uma seringa com líquido de vacina após incidente com idosa
Prefeitura considera caso 'pontual' e descarta revacinar munícipes que passaram pelo EducaMais Esperança, nesta sexta-feira (19)
A Prefeitura Municipal de Jacareí informou em nota, no início da noite desta sexta-feira (19), que no auto de exibição e apreensão, realizado pelo delegado responsável pelo caso na Delegacia Seccional de Polícia de Jacareí nas embalagens das seringas descartadas, devidamente lacradas após o incidente com uma idosa, no EducaMais Esperança (região oeste), foram encontradas 239 seringas vazias e uma contendo líquido.
Neste sentido, ainda de acordo com a atual administração, por se tratar 'de um caso pontual', "esclarecemos que os demais vacinados não necessitam de revacinação devendo tomar a segunda dose na data programada", finaliza.
MEMÓRIA
Uma auxiliar de enfermagem, contratada em caráter temporário pela Prefeitura Municipal, foi flagrada durante a filmagem do ato fingindo aplicar uma dose de vacina contra a Covid-19 em uma idosa, de 74 anos, na manhã desta sexta-feira (19), em Jacareí. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, confirmou o fato e disse que a profissional envolvida no caso foi identificada e afastada de suas funções (ler texto abaixo).
A ação ocorreu durante a aplicação da primeira dose da Coronavac em idosos nascidos em 1947 e 1949, em um drive-thru no EducaMais Esperança (região oeste). Outros quatro pontos de vacinação também estão recebendo idosos dessa faixa etária ao longo deste fim de semana.
Durante cerca de 20 segundos, a vacinadora, que não é identificada nas imagens da gravação feito por um familiar da idosa, conversa com a munícipe, informa se tratar de uma dose da vacina do Butantan, mostra a ampola com o líquido dentro e, em seguida, injeta a agulha no braço direito da idosa, sem, entretanto, liberar o líquido no seu corpo.
Prefeitura afastou auxiliar e diz que
pedirá a apuração do caso à polícia
A Prefeitura Municipal de Jacareí tomou conhecimento do fato e informou que a auxiliar de enfermagem, que estava contratada em caráter temporário, foi afastada imediatamente, assim que o caso chegou ao conhecimento da Secretaria de Saúde de Jacareí. A auxiliar de enfermagem foi flagrada durante a filmagem do ato fingindo aplicar uma dose de vacina contra a Covid-19 em uma idosa, na manhã desta sexta-feira (19), no EducaMais Esperança, em Jacareí.
"A Prefeitura já está tomando todas as outras medidas cabíveis, inclusive encaminhando o caso para investigação policial. Quanto à idosa que foi vítima deste ato lamentável e inaceitável da auxiliar de enfermagem, a Secretaria de Saúde de Jacareí informa que ela já foi localizada, retornou ao posto de vacinação e recebeu a 1ª dose da vacina contra a Covid-19", finalizou.
Comentários: