Por A Redação em Terça, 11 Mai 2021
Categoria: Cidade

Por orientação da Anvisa, Jacareí suspende vacinação de grávidas com comorbidades

Comunicado da Anvisa, emitido na noite de segunda-feira (10), recomenda que este grupo não seja vacinado com vacina da AstraZeneca.

O Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19 decidiu suspender, temporariamente, a vacinação de gestantes com comorbidades em todo o Estado de São Paulo, de acordo com o comunicado da Anvisa, emitido na noite de segunda-feira (10), que recomenda que este grupo não seja vacinado com vacina da AstraZeneca.

As gestantes que receberam a vacina em Jacareí serão monitoradas pela Secretaria de Saúde.

A vacinação de puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades, a partir dos 18 anos de idade, segue acontecendo até quinta-feira (13) em todas as Unidades Básicas de Saúde de Jacareí, das 8h às 16h.

ORIENTAÇÃO
A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país.

"O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica", ressaltou a Anvisa.

A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário