[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí prepara homenagem de 10 anos do Mestre Cultura Viva

CidadeIncentivo à Cultura

Jacareí prepara homenagem de 10 anos do Mestre Cultura Viva

Desde 2011, a premiação acontece na cidade, através da Fundação Cultural de Jacarehy

Peça de divulgação dos 10 anos do prêmio ‘Mestre Cultura Viva’ (Crédito: Divulgação)

Serão abertas, possivelmente em março, as inscrições para o prêmio 'Mestres Cultura Vida' de Jacareí. A premiação acontece na cidade, através da Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) desde 2011, sendo realizada por meio de um edital anual, em que esses agentes culturais podem se inscrever ou serem indicados. A seleção é realizada mediante comissão julgadora e além de uma quantia em dinheiro, os selecionados recebem certificado e placa de homenagem.

As inscrições de 2021 estão com previsão de início para março. Em 2013, a premiação foi oficializada pela Lei Municipal nº 5.768, que instituiu o Dia Municipal da Cultura Viva. Em 2019, houve uma atualização pela Lei Municipal nº 6.256.

HOMENAGEM
Neste ano, serão celebrados os 10 anos de realização do edital. Dessa forma, para valorizar ainda mais o reconhecimento desses agentes da cultura popular, a FCJ, por meio da Diretoria de Patrimônio, fará uma homenagem semanal pelas redes sociais, todas as sextas-feiras, aos mestres premiados até aqui.

Selma Fernandes, Diretora de Patrimônio, compartilha que "comemorar os 10 anos do 'Mestre Cultura Viva' é festejar e agradecer a essas pessoas por preservarem nossos saberes, tradições e a nossa cultura".

O primeiro homenageado foi Milton Bezerra dos Santos (em memória), mais conhecido como 'Beija-Flor', premiado em 2011. Na época, o mestre repentista compartilhou que aprendeu o ofício ouvindo outros repentistas em feiras livres. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection