[[date:%A, %d %B %Y]]

Fundação Cultural de Jacarehy lança vídeo em homenagem à Folia de Reis

CidadeTradição

Fundação Cultural de Jacarehy lança vídeo em homenagem à Folia de Reis

O lançamento do vídeo será neste domingo (10), às 10h, no canal oficial do Youtube da autarquia

Vídeo conta a participação da companhia Filhos do Oriente, homenageando todas as Folias de Reis de Jacareí (Crédito: Divulgação/FCJ)

A Fundação Cultural de Jacarehy, em parceria com o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, produziu um vídeo com a participação da companhia Filhos do Oriente, homenageando todas as Folias de Reis do município e também reforçando que a cultura popular está viva e presente nos ambientes virtuais. O lançamento do vídeo será neste domingo, às 10h, no canal oficial do Youtube da autarquia.

De acordo com o presidente da Fundação, Guilherme Mendicelli, em tempos difíceis, arte e cultura servem como fôlego de esperança para todos nós. "As tradições populares trazem a importância das memórias afetivas e votos de renovação. Valorizar essas manifestações e, em especial, as companhias de Folia de Reis, reforça o nosso compromisso com todas as formas de expressão cultural", pontua.

As imagens e edições do vídeo foram feitas pelo Coletivo Lacuna, núcleo de produção e pesquisa audiovisual composto pelos artistas Miguel Ramos e Ana Carolina Lacerda. A captação e mixagem de som foram realizadas pelo também artista jacareiense, Murilo Cambuzano.

DEVOÇÃO
A presidente da companhia Filhos do Oriente, Mariza Nilza da Silva Serra, compartilha que a sua vivência na tradição começou depois de uma promessa em favor de seu neto, no qual estava doente e foi curado pela graça atendida pelos Santos Reis (nome da religiosidade popular, referente também aos Três Reis Magos).

"O valor de ainda participar do grupo é a minha fé, gratidão e emoção depositada aos Santos Reis em favor do meu neto. Hoje, com oito anos, ele participa todos os anos da Folia e reforça o significado da promessa pra mim", conta.

LEI MUNICIPAL

De acordo com a tradição, o Dia dos Três Reis Magos ou Dia de Reis é comemorado anualmente, em 6 de janeiro. Em Jacareí, desde 2009, foi oficializada a Lei Municipal nº 2.761/09, na qual institui no calendário oficial do município o Dia Municipal da Folia de Reis, celebrado no segundo domingo do mês de janeiro. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection