Eleições municipais para a escolha de prefeitos e vereadores movimentam a agenda política no país ao longo de 2024.
PRÉ-CANDIDATOS
De acordo com atualização recente dos partidos, Jacareí já tem cinco pré-candidatos a prefeito para as eleições municipais deste ano. São eles: Celso Florêncio (PSDB), Diobel Fernandes (MDB), Hamilton Mota (PT), Luís Fernando Massari (União Brasil) e Rodrigo Salomon (PSDB).
EDUCAÇÃO
O governador Tarcísio de Freitas enviou o projeto de lei para a criação do Programa Escola Cívico-Militar à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Se aprovado, o programa será desenvolvido sob responsabilidade das secretarias estaduais da Educação e da Segurança Pública. A deputada Letícia Aguiar, de São José dos Campos, é autora da proposta.
JUSTIFICATIVA
De acordo com Tarcísio, 'o projeto não impõe'. "A gente vai sugerir algumas escolas, a comunidade vai votar e, de acordo com a votação de pais de alunos e professores, a gente transforma a escola em cívico-militar com policiais militares da reserva que vão atuar na disciplina e no civismo, mas não na parte pedagógica", acrescentou o governador.
ALVOS
O projeto será direcionado a escolas com índices de rendimento inferiores à média estadual, atrelados a taxas de vulnerabilidade social e fluxo escolar - aprovação, reprovação e abandono. As escolas cívico-militares poderão ser implantadas em prédios já existentes ou a serem construídos. Além das escolas estaduais, unidades municipais de ensino também poderão aderir à iniciativa do Governo do Estado.
PESSOAL
A Secretaria da Educação será responsável pelo currículo das escolas cívico-militares, formação de professores e adequação dos prédios. Já a Secretaria da Segurança Pública vai indicar PMs da reserva que atuarão como monitores nas unidades de ensino, desenvolvimento de atividades extracurriculares na modalidade cívico-militar, organização e segurança escolar.
NOVO COMANDO
A Prefeitura de Jacareí realizou a troca de comando da GCM. Desde o dia 1º de março, passou a ser comandada pelo inspetor Alexssandro de Siqueira, que ingressou no quadro há 29 anos. O ex-comandante, Júlio César Badó, ficou à frente da corporação por 3 anos e sete meses. Ele revelou que deixa o cargo por motivos particulares, mas continua desempenhando suas funções como GCM.