Medida acrescenta mais um servidor na composição do quadro de representantes no Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais.
REPRESENTATIVIDADE
Por 13 votos favoráveis, a Câmara aprovou, na sessão de quarta-feira (30), projeto de lei do prefeito Izaias que acrescenta mais um servidor na composição do quadro de representantes no Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais. Atualmente, a entidade possui três servidores eleitos para cargos de direção que representam os servidores da Administração Direta.
O QUE MUDA
A partir da sanção do prefeito, a medida permitirá ao STPMJ contar com quatro representantes. No caso do sindicato dos servidores da Administração Indireta, a quantidade de membros permanecerá de três integrantes, sem alteração no quadro de recursos humanos. Segundo Izaias, a medida atende a uma reivindicação do STPMJ, que solicitou o aumento na composição de membros na entidade.
PRIMEIRO VOTO
O número de jovens entre 15 e 18 anos que tiraram o primeiro título de eleitor até 21 de março foi de 854.685, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para emitir o documento e estar apto a votar nas eleições de outubro segue até 4 de maio. O procedimento pode ser feito inteiramente online.
MOBILIZAÇÃO
As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais, que contou com a adesão de diversas personalidades. A mobilização ocorreu após a Justiça Eleitoral identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos.
NÚMEROS
De acordo com as estatísticas oficiais, até janeiro deste ano o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo. O menor nível de participação de adolescentes já registrado ocorreu nas eleições municipais de 2020, quando a emissão do título de eleitor caiu drasticamente para essa faixa etária e apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação. Quatro anos antes, em 2016, o número era de 2,3 milhões.
MEMÓRIA
Na última eleição presidencial, em 2018, 1,4 milhão de jovens entre 15 e 17 anos tinham o título, menor nível para as eleições gerais desde 1992, quando mais de 3,2 milhões de jovens estiveram aptos a votar.