Por José Luiz Bednarski em Sábado, 16 Outubro 2021
Categoria: O Quinto Poder

As Sete Maravilhas de Jacareí

Mais uma vez, os ranzinzas eleitores aproveitaram o ensejo para censurar a falta de limpeza do rio que cruza a urbe.  

Ganha destaque na cidade o COMTUR, comissão municipal em pleno funcionamento que cria, gerencia e avalia as estratégias de turismo em Jacareí, com várias publicações em redes sociais.

Por intermédio do órgão, o interessado em bons passeios pode conhecer a vinícola local, frequentar o agradável ambiente da fábrica de cervejas artesanais e sujar a mão na horta orgânica.

Muito em breve, uma nova atração comporá a listagem estrelada das incursões afonsinas – o consumidor poderá conhecer a ampla gama de produtos do alambique.

Enquanto esse dia chega, aproveitamos a onda para fazer uma pequena pesquisa entre ricos, famosos, influenciadores sociais e intelectuais de Jacareí, pedindo que formulassem um elenco das sete maravilhas da cidade.

Computados os votos, destacaram-se quatro sítios turísticos em especial: Igreja Matriz, Museu de Antropologia, Parque da Cidade e Pátio dos Trilhos.

A Matriz, onde acima do altar figura altaneiro o brasão do Império do Brasil, teve o dobro do voto dos principais concorrentes, a reforçar a tese da índole inconscientemente monárquica dos patriotas.

A antiga estação ferroviária central - local preferido de pessoas especiais e de bom gosto – é a segunda colocada entre as sete maravilhas afonsinas.

Empatados em terceiro lugar, o museu assombrado (sobraram críticas ao estado de conservação do prédio) e o extenso parque construído durante a Dinastia do Proletariado.

Para as três vagas restante, seria necessário ampliar a pesquisa para provocar desempate, pois receberam igual número de votos a Escola Agrícola, a Biblioteca Central, o Parque dos Eucaliptos, o Viveiro Municipal e o Rio Paraíba.

Mais uma vez, os ranzinzas eleitores aproveitaram o ensejo para censurar a falta de limpeza do rio que cruza a urbe e o corte das grandes árvores australianas que dão nome à área verde.

Também foram votados os túmulos históricos do velho cemitério com QR Code, as fábricas de celulose e aqueloutra de cervejas do outro lado da rodovia, os templos históricos do Rosário e Avareí, o pichado Hotel Máximo, o variado Mercado Municipal, a democrática Prainha, a endividada Santa Casa e a persistente Sorveteria Leal.

Deixo meu voto para o Diário de Jacareí. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário