Encerramento do Audiovisual Latino-Americano – FALA São Chico 2024 aconteceu no sábado (22).
Produção de Jacareí ganha prêmio em festival internacional de Santa Catarina. Uma noite de emoções marcou a premiação e encerramento da 3ª edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul – FALA São Chico 2024, na noite do último sábado (22). O festival é dedicado ao documentário e à celebração do vínculo entre Cinema e História, com sua realização no Centro Histórico do terceiro território mais antigo do Brasil.
O Júri Popular, na Mostra Curtas Catarinenses e Latinos, escolheu como Melhor Curta Marta 'Consertadora de Guarda-chuva', de Dannyel Leite, que retrata uma profissão em extinção. O curta é parte da websérie Ofícios de Jacareí.
Wagner Rodrigo, montador e editor do filme - presente em todos os dias do Festival -, emocionado, agradeceu a equipe que trabalha junto há 10 anos. "Isso mostra o quanto é importante a formação, e a rede é que faz crescer cada vez mais", completou, lembrando Antônio Celso dos Santos, que nasceu em sua cidade, Jacareí.
Os filmes premiados irão receber R$ 27 mil oferecidos pelas empresas parceiras da Associação Cultural Panvision.
OUTROS
Na Mostra Curtas Catarinenses e Latinos o Melhor Curta escolhido pelo Júri Oficial é 'A Trilha Sonora de Um Bairro', de Betinho Celanex e Danilo Custódio, documentário que traça o retrato do bairro Cidade Industrial de Curitiba a partir da cena rapper. O filme também recebeu o prêmio do Júri Popular da Mostra Infantojuvenil, na escolha de mais de 600 crianças e adolescentes participantes.
O Júri Oficial concedeu ainda Prêmio Especial ao filme colombiano 'A Menos que Bailemos', de Fernanda Pineda Palencia e Hanz Rippe Gabriel, sobre a dança como resistência à violência brutal na região; e Menção Honrosa ao peruano 'Mientras Todo Iba Pasando', de Sandra Rodríguez e Arón Núnez Curto, em que uma mulher relembra como foi acompanhar amigas em seus processos clandestinos de aborto.
FALA SÃO CHICO 2024
O Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura.