Levantamento aponta que cerca de 1,5 mil pessoas foram atingidas, com o registro de alagamentos e deslizamentos.
A Defesa Civil atualizou dados das ocorrências registradas no município, após as chuvas fortes que caíram na noite de domingo (6) e madrugada desta segunda-feira (7), em Jacareí. Levantamento divulgado na tarde de hoje (7) aponta que cerca de 1,5 mil pessoas foram atingidas, com o registro de alagamentos e deslizamentos.
No total, o telefone 199 recebeu 200 chamados de munícipes das mais variadas regiões da cidade, com o registro de 80 pontos de alagamento, 20 de deslizamentos, 15 quedas de muro e cerca de 15 resgates com barco efetuados por equipes do Corpo de Bombeiros.
Não há o registro de vítimas ou pessoas feridas após as chuvas, mas uma residência no bairro Jardim Pitoresco (região oeste), situada em área de encosta, corre o risco de desabar e seus quatro moradores tiveram que ser removidos.
De acordo com a Prefeitura de Jacareí, a Defesa Civil continua em operação nas áreas atingidas para atualizar os números.
PREVISÃO DO TEMPO
Hoje (7) e terça-feira (8), linhas de instabilidades associadas a uma frente fria continuarão criando condições para precipitações constantes em toda a região de Jacareí, com elevados acumulados no decorrer das horas. Além do predomínio de nebulosidade no decorrer de todo o dia, o que pode influenciar em pouso e decolagem. As informações são do Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e foram divulgadas pela Prefeitura.
Já na quarta-feira (9) e quinta-feira (10), os dias serão mais estáveis, uma vez que a frente fria já vai estar afastada do Estado de São Paulo. Não há risco para chuvas mais persistente, apenas isoladas. Nestes dias, a nebulosidade será variável no decorrer das horas e afetará menos, se comparado com o dia anterior.
Chuvas provocam pane em
estações de abastecimento
As fortes chuvas que caíram em Jacareí, entre o fim de tarde de domingo (6) e a madrugada desta segunda-feira (7), provocaram pane em estações de abastecimento de água na cidade e atingiram ao menos 1,5 mil pessoas, segundo levantamento preliminar da Defesa Civil. De acordo com o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto -, alguns sistemas eletromecânicos das estações foram afetados.
A autarquia informa que o abastecimento de água dos bairros Villa Branca, Rio Comprido, Jardim Califórnia, Jardim Primavera, Jardim Vera Lúcia, Vila Lopes, Jardim Marcondes, Jardim Luiza, Jardim Dora e região poderá oscilar ou ser interrompido, nesta segunda-feira (7). A normalização completa dos sistemas de água se dará até o final do dia.
O SAAE pede à população que economize água até o completo restabelecimento do sistema. Em casos emergenciais, os munícipes podem entrar em contato com o SAAE por meio do 0800 725 0330.
CHUVAS
Bombeiros foram chamados para resgatar moradores que ficaram ilhados com o volume de água, como é o caso do Jardim Luiza, na região leste da cidade. Não há o registro de que pessoas ficaram feridas em razão disso, mas muitas delas, que tiveram suas residências invadidas pelas águas, perderam praticamente tudo.