Os envelopes com as avaliações de cada quesito serão abertos durante o evento, que terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Jacareí.
Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.
O desfile do Carnaval 2026 começou por volta das 20h30 deste domingo (15) e terminou pouco depois de 1h30 da madrugada desta segunda-feira (16), na Avenida Davi Monteiro Lino. Quatro escolas participaram da programação oficial, reunindo um bom público nas arquibancadas e ao longo do percurso.
A estrutura contou com iluminação especial, equipes de apoio e segurança, além da organização da entrada das escolas conforme a ordem previamente definida pela organização do evento.
ESTRELA CADENTE
Abrindo a noite, a Estrela Cadente apresentou o enredo 'Munduruku: o Coração do Tapajós'. Inspirado na obra e na trajetória do escritor indígena Daniel Munduruku, primeiro indígena nomeado para a Academia Paulista de Letras, o desfile propôs uma reflexão sobre memória, ancestralidade e espiritualidade dos povos originários.
Com alegorias e fantasias que remeteram à cultura indígena, a escola valorizou a tradição oral, os mitos e os rituais, destacando elementos ligados à identidade e à resistência dos povos originários.
UNIDOS DO ÁLCOOL
A Unidos do Álcool, tradicional agremiação do Jardim Paraíba/Jardim São José e atual pentacampeã do Carnaval de Jacareí, foi a segunda a entrar na avenida. Para 2026, levou o enredo 'Oh, Mãe', exaltando a maternidade, o cuidado e a força feminina como origem da vida.
O samba-enredo celebrou o amor que gera, acolhe e protege, unindo fé, ancestralidade e devoção. Fantasias e alegorias reforçaram símbolos ligados à proteção e à figura materna.
UNIDOS DO JACAREZÃO
Na sequência, a Unidos do Jacarezão apresentou a reedição do seu primeiro enredo. O tema resgatou a força alternativa de Diana e a proteção de São Jorge, em um canto ao mistério e à sedução do luar.
O desfile da representante do distrito Parque Meia-Lua e entorno, buscou celebrar a fé, a tradição e a identidade popular que moldaram a escola ao longo de sua história no Carnaval da cidade.
UNIDOS DE SANTA HELENA
Encerrando a programação já na madrugada desta segunda-feira (16), a Unidos de Santa Helena apresentou o enredo 'Ervas – O verde mistério da Vida – O Sagrado Poder da Purificação'. Fundada em 1963, é a mais antiga agremiação da cidade.
UNIDOS DE SANTA HELENA
Encerrando a programação já na madrugada desta segunda-feira (16), a Unidos de Santa Helena apresentou o enredo 'Ervas – O verde mistério da Vida – O Sagrado Poder da Purificação'. Fundada em 1963, é a mais antiga agremiação da cidade.
A escola levou à avenida uma proposta de reflexão sobre a força da natureza, a sabedoria ancestral e o papel das ervas nos rituais de cura e proteção, fechando a noite com elementos ligados à purificação e à renovação.