A ação reuniu equipes da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, Fiscalização de Posturas, Procon, Polícia Militar e Polícia Civil.
A Prefeitura de Jacareí informou, neste sábado (4), que dois homens foram presos e dois estabelecimentos interditados durante uma 'força-tarefa' de fiscalização denominada 'Operação Antídoto', realizada na noite da última sexta-feira (3), em diferentes bairros da cidade.
A ação reuniu equipes da Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, Fiscalização de Posturas, Procon, Polícia Militar e Polícia Civil. O objetivo foi intensificar o combate à comercialização de bebidas falsificadas, em uma medida de precaução após casos de contaminação por metanol terem sido identificados no estado de São Paulo e em outros pontos do país.
Durante os trabalhos, o proprietário de uma adega no Parque Santo Antônio (região sul) foi preso depois de a equipe localizar 23 garrafas de bebida destilada sem identificação no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), sem selo fiscal e rótulo em português. O caso foi qualificado como descaminho e apresentado à Polícia Civil. O responsável foi liberado mediante pagamento de fiança.
Já na região central, um homem foragido foi capturado dentro de uma adega. Ele tinha mandado de prisão em aberto por furto. O mesmo local foi interditado pela Fiscalização de Posturas por atividade divergente do CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas), pela realização do serviço não autorizado de 'tabacaria'.
No Jardim das Indústrias (região leste), outro estabelecimento foi interditado por exercer atividade de 'entretenimento', em divergência do CNAE de adega. Nos bairros Jardim Califórnia e Jardim Santa Marina (ambos também na região leste), duas adegas foram autuadas pela comercialização de produtos vencidos.
Já no bairro Campo Grande (região sul), em um dos pontos visitados, três galões de 20 litros de bebida alcoólica, cuja procedência não foi identificada, foram recolhidos para análise.
Além dos bairros mencionados, a operação também fiscalizou estabelecimentos no Jardim Santa Marina (região leste) e Parque Meia-Lua (região norte).
ORIENTAÇÃO
A Prefeitura reforçou a orientação para que bares, adegas, distribuidoras e demais comércios redobrem a atenção, garantindo que as bebidas sejam adquiridas somente de fornecedores legalizados. Para os consumidores, que comprem apenas bebidas de marcas conhecidas, que possuam rótulo, lacre de segurança e selo fiscal.
Ministério diz que Brasil tem 14 casos
confirmados de ingestão de metanol
Andreia Verdélio
Agência Brasil
O Ministério da Saúde informou, neste sábado (4), que o Brasil tem 195 notificações de intoxicação por metanol após a ingestão de bebida alcoólica, sendo 14 casos confirmados e 181 em investigação. As notificações foram enviadas pelos estados até as 16h para o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs).
São Paulo lidera com 162 registros - 14 confirmados e 148 em investigação.
Do total de casos notificados, 13 resultaram em morte, das quais uma está confirmada no estado de São Paulo, segundo o boletim do Ministério da Saúde. Na tarde de hoje (4), o governo de São Paulo confirmou uma segunda morte decorrente de intoxicação por metanol.
Os óbitos investigados estão divididos pelos seguintes estados: 7 em São Paulo; 3 em Pernambuco; 1 na Bahia; 1 no Mato Grosso do Sul.
Diante do aumento e da gravidade dos casos, na última quarta-feira (1º) o Ministério da Saúde determinou que os estados e municípios notifiquem imediatamente todas as suspeitas de intoxicação por metanol. A medida pretende fortalecer a vigilância epidemiológica e garantir uma resposta rápida e eficaz aos casos suspeitos.
No mesmo dia, foi instalada uma sala de situação para monitorar os casos. De caráter extraordinário, essa estrutura permanecerá ativa enquanto houver risco sanitário e necessidade de monitoramento e resposta nacional.
EMERGÊNCIA MÉDICA
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.
Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).
Em caso de identificação dos sintomas, buscar imediatamente os serviços de emergência médica.
É importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado. A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.