Por Redação em Quinta, 18 Setembro 2025
Categoria: Geral

Detran-SP intensifica fiscalização com mais de 300 operações em setembro

​A primeira frente de atenção será o combate à alcoolemia, considerado o segundo maior fator de risco no trânsito, atrás da velocidade.

Em razão da Semana Nacional de Trânsito (SNT), o Detran-SP vai ampliar as fiscalizações ao longo de todo o mês de setembro. Estão previstas mais de 300 operações em diferentes regiões do Estado, com foco na preservação de vidas. Em Jacareí, serão realizadas blitze educativas, palestras, simulado de acidente, simulador de impacto, entre outras atividades relacionadas, com foco nos motoristas e motociclistas. A ação acontece entre os dias 18 e 26 de setembro. 

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

ESTADO
A primeira frente de atenção será o combate à alcoolemia, considerado o segundo maior fator de risco no trânsito, atrás da velocidade. Estão programadas cerca de 100 operações, que devem abordar entre 50 mil e 70 mil veículos. Além do convite ao teste do bafômetro, os motoristas receberão orientações sobre direção segura. Somente durante a Semana Nacional de Trânsito, serão realizadas 47 operações com expectativa de fiscalizar aproximadamente 30 mil veículos.

Outro eixo prioritário é o trabalho com motociclistas, grupo mais vulnerável e que concentra a maior parte das vítimas fatais no trânsito paulista. Ao longo de setembro, estão previstas 100 operações exclusivas, metade delas concentradas na Semana Nacional de Trânsito, com projeção de 8 mil condutores abordados. Nessas ações, serão verificadas as condições da motocicleta, a documentação do condutor e o uso adequado de equipamentos de proteção, como o capacete.

TRANSPORTE ESCOLAR
O transporte escolar também será alvo da intensificação das fiscalizações. Estão programadas 150 operações, que devem alcançar 900 veículos em todo o Estado. Nas chamadas Operações de Transporte Escolar Seguro (OTES), são checados itens indispensáveis para a segurança dos estudantes, como pneus, freios, lanternas, faixas refletivas, adesivagem amarela, cintos de segurança e extintor de incêndio, além da documentação obrigatória, incluindo laudos de inspeção e autorizações específicas para a atividade. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário