O órgão poderá aplicar multa como responsabilização da rede social pelos prejuízos causados.
Procon-SP quer explicações dos donos do WhatsApp sobre as causas do apagão que tirou a rede social do ar por cerca de 7h na última segunda-feira (4). O órgão de defesa do consumidor poderá aplicar multa de R$ 10 milhões como responsabilização da rede social pelos prejuízos causados aos usuários que dependem do serviço para trabalhar.
De acordo com o Procon-SP, falhas internas não eximem a responsabilidade da prestadora de serviço, que pertence ao Facebook, uma das empresas de Mark Zuckerberg. Na terça-feira (5), a rede social foi notificada e deve responder aos questionamentos feitos pelo Procon.
O diretor do órgão, Fernando Capez, orienta o consumidor que se sentir prejudicado a aguardar o posicionamento do WhatsApp para reivindicar eventuais danos morais e materiais. Afirmou que, caso as justificativas não sejam aceitas pelo organismo de defesa do consumidor, será aplicada multa por má prestação de serviço aos usuários.
Na noite de segunda-feira (4), após o restabelecimento dos serviços do WhatsApp, Facebook e Instagram, a empresa explicou que a falha foi provocada por erro durante mudança nas configurações da plataforma. E assegurou que foi consequência de problema interno, não de ataque de hacker.