Edison Reis homenageia a espiritualidade e a força dos heróis esquecidos pela história brasileira.
No agreste mineiro, entre serras e rios, Fernão, um ex-escravo forjado pela dor e pela coragem, tenta reconstruir a vida após uma trajetória de fugas e conflitos. No entanto, forças espirituais o chamam de volta para ativa quando o escolhem para liderar a Coluna dos Pretos, um grupo de descendentes de africanos guiados pelos orixás rumo à Guerra do Paraguai. Na fantasia histórica Fernão e a Epopeia da Coluna dos Pretos, de Edison Reis, o herói descobrirá que lutar não é apenas sobre vencer o inimigo. É sobre restaurar a honra de uma nação.
Com riqueza simbólica e histórica, Edison Reis destaca a contribuição esquecida dos afrodescendentes na Guerra do Paraguai, conferindo-lhes um protagonismo heróico e necessário, entrelaçado com a cultura dos orixás, a capoeira e a oralidade ancestral. O autor resgata ainda a força das mulheres, representadas por Zabelê e Justina, que carregam consigo a espiritualidade e a resiliência necessárias para manter as comunidades unidas em tempos de ausência e sofrimento.
Entre os canhões da guerra e o tambor da ancestralidade, a obra não apenas revisita os horrores da guerra, mas também homenageia a espiritualidade e a força de um povo que moldou a história do Brasil com sangue, suor e fé.
FICHA TÉCNICA
Título: Fernão e a Epopeia da Coluna dos Pretos
Autor: Edison Reis
Editora: Alma
Preço: R$120,00
Onde encontrar: Clube de Autores.