Políticos da nossa região anunciaram no dia 11, o lançamento de 'uma frente política suprapartidária', com vistas à eleição de 2024.
Um grupo de políticos da nossa região anunciou, no último dia 11, o lançamento de 'uma frente política suprapartidária', com vistas à eleição de 2024. O evento aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, e contou com a presença do ex-prefeito Emanuel Fernandes, daquela cidade, que retornava oficialmente às atividades políticas depois de afastado desde 2015.
O resultado do encontro, com a presença de lideranças políticas de várias cidades, entre elas o prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), foi a elaboração de um manifesto comprometido com a necessidade de uma ação conjunta em 'praticar política municipal com ética, e totalmente voltada aos interesses da população'. Vários encontros semelhantes estão previstos para as maiores cidades da região.
Nestes tempos turbulentos da política brasileira é importante constatar intenção, declarada publicamente, de políticos comprometidos com a ética, desejo este que na maioria das vezes fica só na boa intenção; sucumbe tão logo passe o período eleitoral.
A região fora surpreendida este ano com o anúncio da 'Frente Parlamentar Cristã', iniciativa do vereador Victor Tadeu, da Câmara de Caçapava, que defende os mesmos princípios, porém colide com o discurso de que 'o Estado é laico'. Com tal alegação torna-se mais fácil ficar de fora sem dar a impressão de que se evita um 'não comprometimento' com a ética.
Talvez por isto não se tenha obtido, em Caçapava, o resultado proposto pela criação da tal frente. Todavia, pode ter 'mexido com os brios' dos laicos uma iniciativa que venha de quem não teria nada – na opinião deles – que se meter em assuntos que legalmente não lhes compete.
Se isto de fato ocorreu, a frente de Caçapava já prestou um grande serviço à política regional.
É a nossa opinião.