Uma ação conjunta entre o pessoal de Jacareí e o de São José, sem dúvida se faz necessária para que o trânsito flua melhor.
Apesar do benefício das obras de construção de faixas e acostamento para alargar a Rodovia Presidente Dutra, em vários pontos do trecho Jacareí-Taubaté em ambos os sentidos (obviamente passando por São José dos Campos), ficou clara uma fragilidade operacional importante de trabalho comum em favor do usuário.
Há muitos anos, todos os dias, milhares de motoristas dirigem-se de Jacareí para São José impedidos de passar pela região do bairro Pagador Andrade, em Jacareí, até a Univap-Banhado na cidade vizinha. Por não existir uma pequena ponte que cruzasse o limite entre as duas cidades, o usuário tem até hoje o percurso aumentado em cerca de 20 quilômetros para dar a grande volta que permite a ligação.
Surgiu agora a possibilidade do grande encurtamento desse trajeto com a obra de alargamento da Dutra do trecho que vai do bairro Villa Branca (Jacareí) a Taubaté, por estar sendo construída ali uma terceira pista e acostamento, que beneficiarão os 18 mil usuários que trafegam diariamente em ambos os sentidos. Então, descobriu-se que Jacareí e São José mostram-se despreparadas para atender devidamente ao motorista: do centro de Jacareí ao centro de São José um percurso que exigiria 20 minutos, não é feito em menos de 1 hora nos horários de pico.
Uma ação conjunta entre o pessoal responsável de Jacareí e o de São José, sem dúvida se faz necessária para que o trânsito flua melhor e os usuários não percam preciosas meias-horas todos os dias, num prejuízo irrecuperável de tempo e dinheiro. Se levarmos em conta que o término da citada recuperação está previsto para 40 dias só no atual primeiro trecho, mais o restante que arrastará o trabalho para fins de 2024, teremos certamente um longo período em que o usuário perderá muito em tempo e dinheiro se nada for feito.
É a nossa opinião.