A ação de pais e responsáveis pelos alunos também precisam se tornar rotineiras e conjugadas ao esforço oficial.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou na manhã de quinta-feira (13) um programa de reforço das medidas de segurança nas escolas estaduais. A histeria coletiva provocada pelos crimes cometidos em estabelecimentos de ensino nas duas últimas semanas provocou a movimentação de grande parte dos responsáveis por ambientes escolares brasileiros na busca de enfrentar a escalada de terror.
Serão aplicados R$ 240 milhões em contratação de empresas de segurança que vigiarão permanentemente as escolas do Estado, 550 profissionais para amparo psicológico e aumento de 200 para 800 profissionais da ronda escolar.
O prefeito paulistano Ricardo Nunes também garantiu medidas de reforço na segurança da rede municipal, iniciativa que se repete em muitos municípios brasileiros, inclusive Jacareí.
Em nossa região, o prefeito de São José, Anderson Farias, convocou a imprensa na quarta-feira (12) para informar que há muito aplica medidas preventivas de proteção à rede escolar, inclusive sistemas de alarmes e de monitoramento em redes sociais de alunos.
O juiz Marcos César Vasconcelos e Souza, da 6ª Vara da Infância e Juventude, presente na convocação disse que 'infelizmente não existe um protocolo de ação unificado para gerenciar situações de crise coletiva ou individual'. Todavia, concorda que algo precisa ser feito urgentemente 'para unir todas as pontas e criar procedimentos permanentes e eficazes'.
Em Jacareí são praticadas várias ações conjuntas da Secretaria de Educação com a de Segurança com vistas à proteção dos alunos, incluindo orientações às equipes escolares e constante vigilância dos comportamentos dos jovens em suas manifestações. A presença de viaturas da Guarda Civil Municipal é constante em rondas e vigilância.
Tais medidas nos trazem relativa esperança, e já não era sem tempo. Porém, não podemos esquecer que a ação de pais e responsáveis pelos alunos também precisam se tornar rotineiras e conjugadas ao esforço oficial. A responsabilidade é de todos nós. Só o tempo dirá o quanto somos capazes de superar situações delicadas como as que enfrentamos hoje.
É a nossa opinião.