Berço de grandes nomes da literatura, a região oferece reais possibilidades a serem exploradas de maneira variada e sustentável.
O secretário municipal Edson Aníbal de Aquino Guedes Filho, o 'Edinho', que será renomeado pelo novo prefeito para continuar na direção da Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí, está escrevendo um livro, fato que por si só é motivo de regozijo, mas não surpreende: o Vale do Paraíba possui potencial imenso de artistas locais e tem tudo para se transformar em uma das regiões culturais mais importantes do Brasil. No caso, cita a crença de que a imagem encontrada no Paraíba por pescadores foi lançada no nosso rio aqui em Jacareí.
Berço de grandes nomes da literatura, a região oferece reais possibilidades artísticas a serem exploradas de maneira variada e sustentável, haja vista o legado de Monteiro Lobato, nascido em Taubaté, um ícone da literatura infantil brasileira com suas criações como "O Sítio do Picapau Amarelo" e seus personagens de potencial inesgotável. Além disto, as cidades do Vale investem cada vez mais em festivais literários, oficinas de escrita e encontros com autores contemporâneos, atraindo assim turistas e amantes do gênero.
Basta citar o capítulo à parte representado pela história religiosa, que narra a descoberta da imagem da Imaculada Conceição no Rio Paraíba do Sul, em 1717, pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, um episódio de profundo significado que resultou na devoção à Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil, que tanto conhecemos. Assim, a iniciativa de Edinho, de reescrever a piedosa história em novos detalhes, adiciona autenticidade que certamente irá provocar a cooperação entre autoridades vale-paraibanas, instituições culturais e comunidade, a levarem à diante a citada ideia de transformar nosso Vale numa região cultural-literária, iniciativa já em andamento por vários estudiosos. É importante preservar e valorizar tal patrimônio histórico e cultural, promovendo-o de maneira que respeite as tradições e, ao mesmo tempo, inove na forma de apresentar esses tesouros ao público.
O Filho Brilhante e escritor de Jacareí, Edinho Guedes, acaba de dar o impulso inicial; basta segui-lo.