Por Benedito Veloso em Sábado, 25 Junho 2022
Categoria: Filhos Brilhantes

Homenagem merecida

Salette espontaneamente distribui, há tempos, flores, poemas e livros no primeiro dia do ano, sempre ali no início da principal ponte de Jacareí, 

Ela nasceu em São José dos Campos, porém mora em Jacareí desde 1978. Formada em Letras pela Unip, atualmente estuda Direito na Faculdade Anhanguera. Ela também exerce o cargo de Oficial Técnico-legislativo na Câmara Municipal de Jacareí, onde ingressou há cerca de 30 anos.

Falo de Salette Granato, que é escritora e poeta, por uma espécie de paixão irresistível. Preside a Academia Jacarehyense de letras desde 2020 em gestão que consolidou as atividades acadêmicas em Jacareí e consolidou a entidade como suporte oficial das atividades acadêmicas no município.

Na sessão de Câmara da última quarta-feira (22), os vereadores aprovaram por unanimidade a outorga a Salette do 'Título de Cidadã Jacareiense', maior honraria concedida pelo Legislativo, o que a torna oficialmente jacareiense de direito. A iniciativa foi do vereador Luís Flávio Dias (PT).

Além de todas as dádivas oficiais do cargo, a outorga do título à homenageada tem o caráter especial de ser um dos poucos a serem concedidos a quem seja funcionário da Câmara Municipal, preocupação redobrada do protocolo legislativo e só permitida quando os feitos meritórios extrapolam os limites da casa.

Salette espontaneamente distribui, há tempos, flores, poemas e livros no primeiro dia do ano, sempre ali no início da principal ponte de Jacareí, em atividade que ela denomina 'Poetando para a Paz'. Escreveu cinco livros – 'Uma perene lição de amor', que conta a história da creche 'Cantinho da Providência', de Jacareí; 'A guerra à sombra do poeta', relatos da participação de seu pai como pracinha na Segunda Guerra Mundial; 'O Ipê à minha Janela', com poemas dedicados a Jacareí; 'A bicicleta azul' – crônicas – e 'Vilania', um ensaio sobre o assunto. Também colabora com o jornal Diário de Jacareí, e mantém um site na Internet, e escreve para o periódico 'AJLetras Revista', órgão oficial da Academia Jacarehyense de Letras.

A entrega do título de cidadania a Salette Granato será em data futura a ser marcada oportunamente. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário