Lançado em 1940, foi o segundo desenho em filme dos estúdios Disney, 3 anos após o arrebatador sucesso de 'Branca de Neve e os Sete Anões'.
Walt Disney (1901-1966) adaptou o livro 'As Aventuras de Pinóquio' (1883), de Carlo Collodi (1826-1890, jornalista e comediante italiano), ao cinema. Na verdade, em 1881, Carlo começou a publicar o 'Jornal Para Crianças'. Foi ali, capítulos curtos, que originalmente nasceu 'A História de um Boneco', título dado antes do que ficou famoso mundialmente.
O longa-metragem de animação, lançado em 23/2/1940 nos EUA, foi o segundo desenho em filme dos estúdios Disney, 3 anos após o arrebatador sucesso de 'Branca de Neve e os Sete Anões'. O fiasco de bilheteria na época da estreia se deu por conta da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Por isso, o lucro veio no relançamento, assim que o conflito terminou. A história, considerada conto de moralidade que ensina crianças os benefícios do trabalho, estudo e valores rotineiros ('contar a verdade acima de tudo'), abraçou crianças e adultos por gerações.
Conquistou, competindo, Oscars de trilha sonora e canção original, sendo a primeira obra de animação a ganhar desta forma. Todos conhecem a trama: o carpinteiro Geppetto, que mora com o gato Fígaro e o peixe Cléo, construiu um garoto de madeira e pede, antes de dormir, para que ele tenha vida. Uma fada realiza o sonho, dando ao Grilo Falante (Jiminy Cricket, no original) o poder de ser a sua consciência.
Logo no primeiro dia, Pinóquio se deixa levar por dois trapaceiros, João Honesto e Gideão, e se mete em encrencas, indo parar no show de marionetes de Stromboli. Depois de mentir à Fada e ver o nariz crescer, de novo arruma problema ao viajar à Ilha dos Prazeres, onde meninos desobedientes são transformados em burros de carga. Na volta à casa, Pinóquio e Grilo descobrem que Geppetto, Fígaro e Cléo foram engolidos pela terrível baleia Monstra. O protagonista consegue salvar a todos e, como prêmio, deixa de ser um brinquedo de madeira e vira menino de carne e osso. Duração: 88 minutos. Cotação: ótimo.