A história mostra o senhor de uns 70 anos obcecado por disciplina. Ele cuida do vilarejo, onde mora sozinho, e nada escapa ao seu controle.
Em 2016, o mundo se encantou com o sueco 'Um Homem Chamado Ove', que se tornou popular no mundo todo. Hollywood infelizmente adorou a história e a adaptou, com Tom Hanks no papel principal, alterando o nome para Otto (Prime – no Brasil, virou 'O Pior Vizinho do Mundo', 2022, nestas adaptações maravilhosas que os tradutores nossos conseguem arranjar). A história mostra o senhor de uns 70 anos obcecado por disciplina. Ele cuida do vilarejo, onde mora sozinho numa das casas, e nada escapa ao seu controle. Tem o prazer de atazanar todos à sua volta. Porém, quando uma família latina se muda ao local, tudo muda.
A mãe, grávida e já com outros 2 filhos, tira, aos poucos, a seriedade de Otto – primeiro levando-lhe comidas típicas, e depois ajudando-o a se conformar com seu triste passado (é viúvo e não teve filhos). Alguns pontos precisam ser destacados aqui: o trabalho sempre vistoso de Hanks, a direção ajustada de Marc Forster (dos ótimos 'A Última Ceia', 2001, e 'Em Busca da Terra do Nunca', 2004) e, para variar, só que não, a presença da forte lacração do politicamente correto em determinado ponto.
O filme passou quase desapercebido do grande público, tal como quando foi lançado 'Amigos Para Sempre' (2019), adaptação mambembe de 'Intocáveis' (2011), francês, esse sim um tremendo sucesso. 'O Pior Vizinho do Mundo' foi o 55º trabalho de Hanks na telona, mas não um dos mais marcantes. Nada comparável, por exemplo, a 'Filadélfia' (1993) e 'Forrest Gump' (1994), pelos quais ganhou Oscar.
Quem se recorda da cena final de 'Capitão Philips' (2013), na qual o protagonista, traumatizado, mal consegue balbuciar algumas palavras ao ser atendido pela enfermeira, depois do sequestro, sabe o potencial do ator. Ou em 'Náufrago' (2001), quando, literalmente sozinho, quase como Robinson Crusoé, controla o filme inteiro, sem diálogo, acompanhado da bola Wilson. Duração de 'O Pior Vizinho do Mundo': 126 minutos. Cotação: regular.