Análise publicada pela revista foi sobre os municípios que se destacam nos indicadores das áreas fiscal, econômica, social e digital.
Um ranking divulgado no final de junho pela revista 'ISTOÉ' apontou que Jacareí está entre as 50 melhores cidades de grande porte do Brasil em 2022. O estudo, que é realizado pela 'Editora Três', em parceria com a Agência de Classificação de Risco de Crédito 'Austin Rating', avaliou os 5.565 municípios do país.
De acordo com o número populacional, as cidades foram divididas em pequeno, médio e grande portes – Jacareí ficou entre os municípios de grande porte, que são aqueles que têm mais de 200 mil habitantes. Dentro dessa divisão, foram analisados quatro indicadores: fiscais, econômicos, sociais e digitais, sendo que, em um deles (indicadores fiscais), Jacareí ficou entre as 50 melhores do Brasil, independentemente do porte dos municípios.
"O ranking só reforça a competitividade de Jacareí, seja pelo ponto de vista estratégico, das empresas instaladas no município e também de seus moradores, que são o grande pilar desse resultado", afirmou o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio.
RANKING GERAL
No ranking geral entre as cidades de grande porte, considerando todos os segmentos, a cidade ficou na 50ª colocação, entre os 5.565 municípios do Brasil.
INDICADORES FISCAIS
Nos indicadores fiscais, Jacareí ficou na 34ª posição, registrando a melhor pontuação entre as cidades de grande porte da região do Vale do Paraíba. Além disso, o município também teve bons resultados em segmentos específicos analisados no ranking "Melhores cidades do Brasil 2022". No subgrupo 'Execução do Orçamento' (grupo Indicadores Fiscais), Jacareí registrou a 48ª melhor pontuação, e ficou em 31ª no quesito 'Capacidade de Pagamento' (também dentro do grupo Indicadores Fiscais).
INDICADORES ECONÔMICOS
No subgrupo 'Comércio Exterior' (entre os Indicadores Econômicos), o município também foi destaque em todo o país, obtendo a 31ª melhor nota.
INDICADORES SOCIAIS
Dentro dos Indicadores Sociais, no segmento 'Geral', a cidade ficou em 50º lugar. No segmento 'Educação' (grupo Indicadores Sociais), Jacareí ficou em 49º. Em 'Responsabilidade Social' (também no grupo Indicadores Sociais) ficou em 16º lugar. No segmento 'Atenção ao Jovem' (ainda no grupo Indicadores Sociais), o município se encontra na 43ª colocação.
INDICADORES DIGITAIS
Finalizando o ranking, Jacareí ficou na 44ª posição no segmento "Mobilidade Digital" (grupo Indicadores Digitais).
Estado registra crescimento de 68%
de abertura de empresas no semestre
O estado de São Paulo registrou aumento de 68% do saldo líquido de abertura de empresas no primeiro semestre de 2022 em comparação aos primeiros seis meses de 2019, período anterior à pandemia do coronavírus. Segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foram 87.809 novos empreendimentos frente aos 52.267 abertos há três anos.
Na comparação com o primeiro semestre de 2021, quando o saldo foi de 84.861 novas empresas, o crescimento foi de 3,5%. Já com o período de 2020, o resultado líquido foi de 46.391 constituições e alta de 89,3%.
A marca alcançada é atribuída a um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, em consonância com diversas ações de outros órgãos, autarquias, secretarias e entidades que possuem relação direta com o setor mercantil. A JUCESP tem buscado digitalizar os serviços a fim de desburocratizar os processos e dar celeridade às novas constituições de CNPJs. Processos que levavam de 4 a 5 dias para serem concluídos chegam a ser finalizados hoje em até 24 horas. Desde então, recordes de abertura não param de ser registrados.
MEMÓRIA
Em 2021, a JUCESP obteve recorde de abertura de empresas, com 288.502 novos negócios constituídos no estado de São Paulo, o maior número na série histórica realizada desde 1998. O estado de São Paulo também registrou recorde de abertura de empresas nos primeiros quatro meses do ano, com 94.043 CNPJs. É o melhor desempenho do período já registrado nos últimos 24 anos, superando os 88.618 novos empreendimentos computados no primeiro quadrimestre de 2021 - até então o melhor.
SERVIÇO
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce papel fundamental para atrair investimentos ao Estado, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho.
No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria, como o Centro Paula Souza,Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo (USP).