Por Redação em Quarta, 12 Fevereiro 2025
Categoria: Cidade

Prefeitura promove reunião com pais de alunos com autismo da rede municipal

O encontro acontecerá na próxima terça-feira (18) no auditório da Secretaria de Educação, a partir das 18h.  

Na próxima terça-feira (18), a Prefeitura de Jacareí, através da Secretaria de Educação, promoverá um encontro com pais de alunos com autismo matriculados na rede municipal. A reunião acontecerá no auditório da pasta, a partir das 18h, na Rua Lamartine, região central. O encontro foi convocado pelo prefeito Celso Florêncio (PL).

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

"Hoje, em Jacareí, identificamos que a maior parte dos alunos com deficiência na rede municipal de educação é constituída por crianças autistas, e os principais questionamentos têm vindo desses pais. Pensando nisso e com o objetivo de garantir clareza, transparência e o cuidado que cada um merece, decidimos dividir as reuniões de forma estratégica", informou.

Ainda de acordo com o prefeito de Jacareí haverá uma série de encontros, inicialmente com os pais de crianças autistas e, em uma data posterior, que será divulgada em breve, com todos os demais grupos, abordando as diferentes deficiências.

"Essa divisão foi a solução que encontramos para poder ouvir todos com mais atenção, em grupos específicos, sem perder o foco na necessidade de acolher cada indivíduo da maneira que merece. Ressaltamos que isso não significa que estamos priorizando apenas um tipo de deficiência, mas sim buscando um atendimento mais eficiente e personalizado a cada realidade", enfatizou.

De acordo com a atual administração, para participar desses encontros será necessário se inscrever previamente, por meio deste link

Dispensa de ADIs causou a mobilização
de pais de crianças autistas em Jacareí

A dispensa de dezenas de Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs) das escolas de ensino fundamental foi o 'estopim' para uma crise entre a Prefeitura de Jacareí e pais de alunos com autismo matriculados na rede municipal de educação. "Os alunos com TEA, por exemplo, ficarão sem acompanhamento em sala de aula", reclamam pais e mães dessas crianças.

Segundo relatos, o acompanhamento desses alunos em sala de aula será desempenhado por estagiários 'que mesmo com a volta às aulas, ainda estão sendo contratados', reclamam.

CÂMARA
O vereador Gabriel Belém (PSB), encaminhou um ofício à secretária de Educação, Danielli Villar, pedindo esclarecimentos sobre o fato. Ele relata que, na última segunda-feira (10) esteve na EMEF Silvio Silveira, no Jardim Santa Maria (região norte) e constatou diversas irregularidades as quais chamou de 'situação alarmante e inaceitável para o início do ano letivo'.

Segundo o vereador, funcionários da administração da escola estavam em clara disfunção para supervisionar as crianças que andavam desacompanhadas pela escola. "Em um caso mais preocupante, foi relatado que um aluno tentou fugir da unidade, evidenciando a gravidade do problema", reforça.

A EMEF Silvio Silveira que atende aproximadamente 1.110 alunos na rede municipal de ensino conta, atualmente, com 54 estudantes com necessidades especiais incluindo aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

SERVIÇO
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. O TEA afeta o comportamento da criança. Os primeiros sinais podem ser notados em bebês nos primeiros meses de vida. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário